Aula sobre Emigrantes E Imigrantes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Emigrantes e Imigrantes" é bastante atual e pode ser encontrado facilmente no cotidiano dos estudantes. É comum vermos notícias sobre refugiados, imigrantes ilegais, políticas migratórias e até mesmo pessoas que escolhem viver em outros países por questões pessoais ou profissionais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são emigrantes e imigrantes e a importância de se discutir esse assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - História das Migrações

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos, imagens e vídeos que abordam a história das migrações. Eles devem discutir e responder a questões sobre os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, como a expansão europeia, a imigração para as Américas e a migração para a África.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Fatores Históricos

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos e imagens que explicam os fatores históricos que influenciaram as migrações, como guerras, conflitos religiosos e políticos, e a busca por melhores condições de vida. Eles devem discutir e responder a questões sobre como esses fatores influenciaram a distribuição da população humana pelos continentes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Fatores Físico-Naturais

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos e imagens que explicam os fatores físico-naturais que influenciam as migrações, como clima, relevo e recursos naturais. Eles devem discutir e responder a questões sobre como esses fatores influenciaram a distribuição da população humana pelos continentes.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Cada grupo apresenta aos demais o que discutiu em sua estação. O professor deve mediar a discussão e promover um debate sobre as diferentes perspectivas abordadas em cada estação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância do tema para a compreensão dos principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade do pensamento crítico e da gestão de tempo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas atuais e relevantes.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Propor atividades que estimulem a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre temas atuais e relevantes.
  • Fornecer recursos e materiais didáticos que facilitem a compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Colaborar com os colegas na discussão e análise do tema.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em atividades práticas.
  • Refletir criticamente sobre o tema e expressar suas opiniões de forma clara e objetiva.
  • Utilizar os recursos e materiais didáticos fornecidos pelo professor de forma adequada.