Aula sobre Emigrantes E Imigrantes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Emigrantes e Imigrantes" visa desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Essa habilidade é importante para entendermos como a distribuição da população humana pelos continentes é influenciada por fatores históricos e condicionantes físico-naturais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo recebe um subtema para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, refugiados, imigrantes ilegais, políticas migratórias, os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos, os alunos discutem as anotações e criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão preencher o modelo com suas opiniões e avaliações sobre a atividade desenvolvida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta sua Dinâmica dos 3 Qs para a turma e o professor faz uma discussão coletiva sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos devem fazer uma síntese, relacionando as ideias centrais do tema da aula com as pesquisas realizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e avalie a qualidade da síntese elaborada pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em debates e discussões em grupo.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas apresentadas pelos grupos.
  • Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nos debates e discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e apresentação de suas pesquisas.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
  • Pesquisar sobre um dos fluxos migratórios apresentados no debate e apresentar suas pesquisas para a turma.