Aula sobre Emigrantes E Imigrantes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Emigrantes e Imigrantes" visa desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Essa habilidade é importante para entendermos como a distribuição da população humana pelos continentes é influenciada por fatores históricos e condicionantes físico-naturais.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo recebe um subtema para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtemas podem ser: os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, refugiados, imigrantes ilegais, políticas migratórias, os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Em grupos, os alunos discutem as anotações e criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão preencher o modelo com suas opiniões e avaliações sobre a atividade desenvolvida.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresenta sua Dinâmica dos 3 Qs para a turma e o professor faz uma discussão coletiva sobre as diferentes perspectivas apresentadas.Etapa 6 - Síntese
Os alunos devem fazer uma síntese, relacionando as ideias centrais do tema da aula com as pesquisas realizadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema da aula e avalie a qualidade da síntese elaborada pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a participação ativa dos alunos em debates e discussões em grupo.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
- Qualidade das pesquisas apresentadas pelos grupos.
- Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nos debates e discussões em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e apresentação de suas pesquisas.
Ações do aluno
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
- Pesquisar sobre um dos fluxos migratórios apresentados no debate e apresentar suas pesquisas para a turma.