Aula sobre Emocoes
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema desta atividade é "Emoções". As emoções são uma parte fundamental da nossa vida e podem afetar todas as áreas dela, desde a nossa saúde mental até nossas interações sociais. É importante que nossos alunos desenvolvam habilidades emocionais e saibam como expressar seus sentimentos de uma forma saudável. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, que incentiva a criatividade e a exploração de ideias em projetos práticos. Para isso, os estudantes vão criar um fanzine sobre as emoções em inglês, dividido em 8 partes, o que vai ajudá-los a desenvolver as habilidades linguísticas deles e também a compreensão das emoções.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Emoções" e faça uma breve discussão com a turma sobre como as emoções podem ser expressas. Você pode trazer exemplos de imagens, músicas ou trechos de filmes que retratem emoções.Etapa 2 - Brainstorming
Incentive os alunos a se dividirem em grupos e criar uma lista de emoções que eles conhecem em inglês. Após listarem as emoções, eles devem desenhar como se sentem ao experimentar cada uma delas.Etapa 3 - Produção de conteúdo para a fanzine
Os grupos devem escolher duas emoções da lista criada no brainstorming e produzir textos em inglês sobre cada uma delas, destacando como elas são sentidas e expressas. Eles também devem criar ilustrações para acompanhar esses textos.Etapa 4 - Edição do fanzine
Os alunos vão criar um layout para a fanzine e incluir os textos e ilustrações que produziram na etapa anterior. Eles podem usar papel A4 e dobrá-lo em 8 partes, ou criar no computador uma versão digital.Etapa 5 - Revisão e correção
Revise e corrija o fanzine dos grupos, ajudando-os a aprimorar sua escrita e gramática em inglês.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu fanzine, explicando o motivo da escolha das emoções e expondo as ilustrações criadas.Etapa 7 - Reflexão
Faça uma reflexão com os estudantes em torno das emoções retratadas, o que eles aprenderam com essa atividade, e como podem aplicar essa aprendizagem em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conhecimentos da língua inglesa para descrever emoções, práticas e preferências;
- Desenvolver a criatividade e o senso crítico dos alunos na produção de conteúdo;
- Incentivar a expressão e compreensão das emoções de forma saudável.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada e correta da língua inglesa;
- Ilustrações bem elaboradas e condizentes com as emoções retratadas;
- Coerência entre o texto e as emoções descritas;
- Criatividade e originalidade.
Ações do professor
- Introduzir e contextualizar o tema;
- Incentivar a participação e o diálogo entre os alunos;
- Orientar e corrigir a produção dos alunos;
- Estimular a criatividade e a expressão das emoções de forma saudável;
- Refletir sobre a aprendizagem e a aplicação dos conceitos trabalhados.
Ações do aluno
- Participar ativamente do diálogo e do brainstorming em grupo;
- Produzir textos e ilustrações adequados às emoções retratadas;
- Criar um fanzine com layout e conteúdo coesos e coerentes;
- Apresentar e expor suas ideias aos colegas de turma;
- Refletir sobre a aprendizagem e a aplicação dos conceitos trabalhados.