Aula sobre Emocoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Emoções" em uma metodologia ativa chamada Design Thinking. É importante que os alunos reconheçam as emoções que sentem e que consigam identificar as emoções que as outras pessoas estão sentindo, isso irá ajudá-los a desenvolver a inteligência emocional. No cotidiano dos estudantes, eles podem aplicar as emoções em suas relatando experiências vividas, em filmes que assistem, em histórias que leem, além de melhorar a comunicação com outras pessoas. Para isso, os alunos vão criar um mapa de empatia que irá ajudá-los a compreender melhor as emoções das pessoas ao seu redor.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Emoções" e explique a importância de desenvolver a inteligência emocional. Introduza a metodologia Design Thinking e explique como ela será trabalhada. Em seguida, cada aluno deve escrever em um papel uma emoção que esteja sentindo naquele momento e compartilhar com a turma. Você pode escrever as emoções em um quadro para serem usadas na próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Vocabulário

    Explique em inglês o vocabulário utilizado para descrever as emoções. A turma deve identificar as emoções escritas no quadro e relacioná-las com o vocabulário ensinado. Você pode pedir para os alunos criarem uma lista de sinônimos e antônimos para as emoções.

  3. Etapa 3 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas. Explique os campos do mapa de empatia: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Em seguida, eles devem criar um mapa de empatia para as pessoas de uma situação escolhida por você. Para cada grupo, selecione um vídeo, texto, tirinha, foto etc. O ideal é que cada grupo trabalhe com uma mídia diferente.Oriente-os e ajude-os a entender melhor os campos e a como aplicar esta ferramenta. Eles devem utilizar o vocabulário aprendido para descrever as emoções presentes na situação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Os alunos vão apresentar seus mapas de empatia para a turma e explicar qual é a situação envolvida, as emoções que as pessoas sentem e como as emoções podem ser usadas para solucionar a questão.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo a respeito das emoções apresentadas nos mapas de empatia. Os alunos podem compartilhar suas experiências, opiniões e ideias sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Atividade escrita

    A turma, individualmente, vai escrever uma pequena redação sobre suas emoções. Eles podem falar sobre um momento em que se sentiram felizes, tristes ou com raiva e como lidaram com essa emoção.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Realize o fechamento da aula, reforçando a importância de desenvolver a inteligência emocional e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • Promover a compreensão das emoções próprias e alheias, desenvolvendo a inteligência emocional.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de reflexão, por meio da metodologia Design Thinking.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de compreender e utilizar o vocabulário relacionado às emoções.
  • Habilidade para aplicar a metodologia Design Thinking na criação de um mapa de empatia.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação de seus mapas de empatia.
  • Promover a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar vocabulário relacionado ao tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para uma pessoa conhecida.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma.
  • Escrever uma pequena redação sobre suas emoções.