Aula sobre Emocoes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula "Emoções" pretende ajudar os alunos a expressar sentimentos, falar sobre gostos e preferências, além de entender como as emoções afetam a vida deles e de outras pessoas. Nesta atividade, vamos explorar o tema "Emoções" em inglês. As emoções são um aspecto importante da vida humana e são expressas de muitas maneiras. Explique à turma como as emoções são importantes em situações cotidianas, como dizer "estou feliz" ou "estou triste" e como a compreensão das emoções pode ajudá-los a se comunicar melhor em inglês.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Introduza o tema e peça que os alunos escrevam como estão se sentindo no momento no modelo de registro de aprendizagem. Isso os ajuda a se conectarem com o tema e a se expressarem em inglês. Você pode usar algumas imagens de pessoas expressando emoções diferentes e pedir que os alunos tentem adivinhar como eles estão se sentindo.

  2. Etapa 2 - Vocabulário das emoções

    Apresente palavras em inglês relacionadas a diferentes emoções. Os estudantes devem escrever as palavras e seus significados no modelo de registro de aprendizagem para revisão posterior. Você pode usar flashcards ou uma atividade de classificação de palavras em grupos de emoções positivas, ou negativas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em casa

    Peça que a turma faça uma pesquisa em grupo sobre as emoções. Cada grupo deve trabalhar e apresentar para a turma na aula seguinte um aspecto diferente do tema, por exemplo, relação das várias emoções que existem e sua respectiva forma em inglês, um vídeo que retrate um problema ou conflito gerado por conta de uma emoção não compreendida, um texto sobre inteligência emocional etc.

  4. Etapa 4 - Diálogo em pares

    Após as apresentações dos grupos, faça um debate sobre o tema e divida a turma em duplas. Os alunos devem trabalhar em pares para praticar a expressão de emoções em inglês. Eles podem usar palavras do vocabulário aprendido nas etapas anteriores. Forneça uma lista de situações para os alunos praticarem a expressão de emoções em diálogos, como "você recebeu um presente inesperado" ou "você perdeu o ônibus".

  5. Etapa 5 - Role-play em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um diálogo em que os personagens expressem diferentes emoções. Eles podem usar o vocabulário aprendido anteriormente e devem se concentrar na fluência e na pronúncia correta das palavras. Dê um cenário desafiador para que os personagens expressem emoções, como "você está em um elevador que fica preso por uma hora".

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça à turma que escreva novamente como está se sentindo no final da aula. Os alunos também devem escrever o que aprenderam sobre o vocabulário das emoções e como podem aplicá-lo em suas vidas cotidianas. Peça que eles compartilhem uma emoção que aprenderam em inglês durante a aula e um exemplo de quando poderiam usá-la.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conhecimentos da língua inglesa para falar sobre suas próprias emoções e as emoções de outras pessoas.
  • Aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância das emoções na comunicação e na vida cotidiana.
  • Promover a prática da fluência e pronúncia correta das palavras em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade de registro de aprendizagem.
  • Uso correto do vocabulário das emoções durante o diálogo em pares e role-play em grupo.
  • Demonstração de habilidade para expressar emoções de forma clara e compreensível durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Fornecer recursos e exemplos práticos para auxiliar no aprendizado.
  • Propor atividades que desafiem os alunos a aplicar o conhecimento adquirido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Fazer anotações úteis no modelo de registro de aprendizagem.
  • Praticar a pronúncia e fluência das palavras em inglês durante as atividades em grupo.