Aula sobre Emocoes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula "Emoções" pretende ajudar os alunos a expressar sentimentos, falar sobre gostos e preferências, além de entender como as emoções afetam a vida deles e de outras pessoas. Nesta atividade, vamos explorar o tema "Emoções" em inglês. As emoções são um aspecto importante da vida humana e são expressas de muitas maneiras. Explique à turma como as emoções são importantes em situações cotidianas, como dizer "estou feliz" ou "estou triste" e como a compreensão das emoções pode ajudá-los a se comunicar melhor em inglês.
Etapa 1 - Check-in
Introduza o tema e peça que os alunos escrevam como estão se sentindo no momento no modelo de registro de aprendizagem. Isso os ajuda a se conectarem com o tema e a se expressarem em inglês. Você pode usar algumas imagens de pessoas expressando emoções diferentes e pedir que os alunos tentem adivinhar como eles estão se sentindo.Etapa 2 - Vocabulário das emoções
Apresente palavras em inglês relacionadas a diferentes emoções. Os estudantes devem escrever as palavras e seus significados no modelo de registro de aprendizagem para revisão posterior. Você pode usar flashcards ou uma atividade de classificação de palavras em grupos de emoções positivas, ou negativas.Etapa 3 - Pesquisa em casa
Peça que a turma faça uma pesquisa em grupo sobre as emoções. Cada grupo deve trabalhar e apresentar para a turma na aula seguinte um aspecto diferente do tema, por exemplo, relação das várias emoções que existem e sua respectiva forma em inglês, um vídeo que retrate um problema ou conflito gerado por conta de uma emoção não compreendida, um texto sobre inteligência emocional etc.Etapa 4 - Diálogo em pares
Após as apresentações dos grupos, faça um debate sobre o tema e divida a turma em duplas. Os alunos devem trabalhar em pares para praticar a expressão de emoções em inglês. Eles podem usar palavras do vocabulário aprendido nas etapas anteriores. Forneça uma lista de situações para os alunos praticarem a expressão de emoções em diálogos, como "você recebeu um presente inesperado" ou "você perdeu o ônibus".Etapa 5 - Role-play em grupo
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um diálogo em que os personagens expressem diferentes emoções. Eles podem usar o vocabulário aprendido anteriormente e devem se concentrar na fluência e na pronúncia correta das palavras. Dê um cenário desafiador para que os personagens expressem emoções, como "você está em um elevador que fica preso por uma hora".Etapa 6 - Check-out
Peça à turma que escreva novamente como está se sentindo no final da aula. Os alunos também devem escrever o que aprenderam sobre o vocabulário das emoções e como podem aplicá-lo em suas vidas cotidianas. Peça que eles compartilhem uma emoção que aprenderam em inglês durante a aula e um exemplo de quando poderiam usá-la.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conhecimentos da língua inglesa para falar sobre suas próprias emoções e as emoções de outras pessoas.
- Aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância das emoções na comunicação e na vida cotidiana.
- Promover a prática da fluência e pronúncia correta das palavras em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade de registro de aprendizagem.
- Uso correto do vocabulário das emoções durante o diálogo em pares e role-play em grupo.
- Demonstração de habilidade para expressar emoções de forma clara e compreensível durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Fornecer recursos e exemplos práticos para auxiliar no aprendizado.
- Propor atividades que desafiem os alunos a aplicar o conhecimento adquirido.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Fazer anotações úteis no modelo de registro de aprendizagem.
- Praticar a pronúncia e fluência das palavras em inglês durante as atividades em grupo.