Aula sobre Emocoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Emoções" em inglês. As emoções são uma parte importante da nossa vida cotidiana, pois estão presentes em todos os aspectos da nossa vida, desde uma simples conversa com amigos até uma entrevista de emprego. Elas fazem parte do nosso cotidiano e é importante aprender a expressá-las em qualquer idioma. Vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Dê as boas-vindas à turma e introduza o tema "Emoções" em inglês, explicando o tema e o objetivo da atividade. Faça uma breve discussão sobre o que são emoções e suas diferentes formas. Você pode usar exemplos de situações que os alunos vivem no cotidiano para tornar o tema mais próximo deles. Em seguida, cada aluno deve escrever em um papel uma emoção que esteja sentindo naquele momento e compartilhar com a turma. Você pode escrever as emoções em um quadro para serem usadas na próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na estação 1, os alunos vão descrever emoções usando adjetivos. Eles recebem uma lista de emoções e um conjunto de cartas com adjetivos. Os estudantes devem escolher os adjetivos que melhor descrevem cada emoção. As emoções escritas no quadro também podem ser usadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na estação 2, eles vão criar situações que provocam emoções. Os alunos recebem cartões com situações do cotidiano e devem escrever qual emoção essa situação pode provocar e usar adjetivos para descrevê-la. Eles podem discutir uma situação hipotética em que as emoções são importantes, como uma entrevista de emprego ou uma discussão com amigos. Eles devem utilizar o vocabulário aprendido para descrever as emoções presentes na situação.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na estação 3, os alunos praticam a expressão oral de emoções. Eles recebem um conjunto de cartas com emoções e devem praticar a fala, expressando essas emoções em voz alta.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    Faça uma discussão final com os alunos, pedindo que compartilhem o que aprenderam sobre emoções em inglês e como essa atividade pode ajudá-los a se expressar melhor em inglês. Encerre a atividade recapitulando o tema e o que foi aprendido em sala. Os alunos podem compartilhar suas impressões sobre a atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos.
  • Reforçar o vocabulário em inglês relacionado ao tema "Emoções".
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo.
  • Estimular a oralidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Habilidade dos alunos em descrever emoções usando adjetivos em inglês.
  • Capacidade dos alunos em criar situações que provocam emoções.
  • Habilidade dos alunos em se expressar oralmente em inglês.
  • Trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Emoções" em inglês.
  • Explicar as atividades das estações.
  • Orientar os alunos em caso de dúvidas.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Fazer uma discussão final com os alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Descrever emoções usando adjetivos em inglês.
  • Criar situações que provocam emoções.
  • Praticar a expressão oral de emoções em inglês.
  • Colaborar e trabalhar em equipe.
  • Participar ativamente em todas as estações.