Aula sobre Emocoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nessa atividade, vamos falar sobre emoções em inglês. As emoções fazem parte da nossa vida diária, e é fundamental saber expressá-las em uma língua estrangeira. Além disso, entender as emoções é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar pessoal, já que permite lidar de maneira saudável com os sentimentos. Para contextualizar, você pode trazer exemplos de músicas, filmes e situações do cotidiano nas quais as emoções são evidenciadas. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Tarefa em casa

    Envie para os alunos assistem em casa um vídeo em inglês sobre emoções. Durante o vídeo, eles devem anotar as frases ditas pelos personagens que expressam emoções e as palavras relacionadas a cada emoção.

  2. Etapa 2 - Discussão inicial

    Em sala, comece perguntando quais são as emoções que a turma conhece em inglês e escrevendo-as no quadro. Em seguida, discuta com os alunos o que cada emoção significa e como ela pode ser demonstrada. Depois, eles devem compartilhar com a turma as palavras e frases que anotaram do vídeo e discutir como as emoções se manifestam no material.

  3. Etapa 3 - Leitura e discussão em grupo

    Entregue aos alunos um texto em inglês sobre uma história que envolve emoções diversas, como alegria, tristeza, raiva e medo. Eles devem ler o texto em grupo e sublinhar as palavras relacionadas às emoções. Em seguida, os estudantes discutem em grupo como cada emoção se manifesta em cada personagem e compartilham com a turma.

  4. Etapa 4 - Descrevendo emoções

    A turma recebe um conjunto de cartões com fotos de pessoas manifestando emoções diversas. Em grupo, os alunos devem descrever as emoções manifestadas em cada foto em inglês e, em seguida, compartilhar com os demais.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os estudantes criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Após preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, eles fazem uma breve reflexão sobre o que aprenderam sobre emoções em inglês durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas."
  • Promover a reflexão sobre as emoções, sua importância e maneiras saudáveis de lidar com elas.
  • Trabalhar a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e descrever emoções em inglês em textos, vídeos e fotos.
  • Participação ativa em atividades em grupo e em discussões em inglês.
  • Utilização correta dos termos e expressões em inglês relacionados às emoções.
  • Qualidade do modelo criado para a Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo e individuais.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos em relação aos seus desempenhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar os colegas durante as atividades em grupo.
  • Realizar os exercícios com dedicação e empenho.