Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O encontro entre indígenas e portugueses é um tema muito importante para entendermos a história do Brasil. Esse momento marcou o início da colonização portuguesa no país e teve impactos significativos na vida dos povos indígenas que aqui habitavam. Para entendermos melhor esse assunto, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa metodologia, os alunos são desafiados a resolver um problema real, trabalhando em grupo para criar soluções. Nesse caso, o problema será como os povos indígenas e portugueses poderiam ter convivido de forma mais harmônica. Para isso, os alunos criarão um diário de bordo, onde irão registrar suas ideias e soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize o encontro entre indígenas e portugueses. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel com o título "Diário de Bordo". Oriente o preenchimento.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Cada grupo irá discutir e registrar em seu diário de bordo uma lista de problemas que surgiram no encontro entre indígenas e portugueses. Esses problemas podem incluir questões como a língua, a religião, a cultura, a posse da terra, entre outras. Distribua um tema para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá discutir e registrar em seu diário de bordo possíveis alternativas para resolver os problemas identificados na etapa anterior. Essas alternativas devem considerar a perspectiva dos povos indígenas e dos portugueses.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá escolher uma das alternativas geradas na etapa anterior e elaborar uma solução detalhada em seu diário de bordo. Essa solução irá considerar os direitos legais das comunidades envolvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas aprendizagens e ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários
  • Estimular a reflexão sobre a importância do respeito às diferenças culturais

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Qualidade das soluções apresentadas no diário de bordo
  • Coerência das soluções com os direitos legais das comunidades envolvidas
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções
  • Envolvimento na reflexão final sobre o tema

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as soluções apresentadas
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Contribuir com ideias criativas e soluções objetivas
  • Trabalhar em equipe e respeitar as diferenças culturais
  • Registrar as soluções no diário de bordo de forma clara e objetiva
  • Refletir sobre as aprendizagens adquiridas durante a atividade.