Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Encontro entre indígenas e portugueses" é fundamental para que os alunos compreendam a formação do Brasil e a diversidade cultural do nosso país. É importante que os estudantes entendam que os indígenas já habitavam o território brasileiro quando os portugueses chegaram, e que essa relação nem sempre foi pacífica. Além disso, é importante que os alunos compreendam a importância de valorizar e respeitar a cultura e os direitos dos povos indígenas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão desenvolver um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do assunto. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como a atividade será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, utilizando fontes diversas, como livros, sites, vídeos e documentários. Oriente os alunos na busca por informações confiáveis e relevantes.

  3. Etapa 3 - Organização em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para desenvolver a atividade.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do modelo de avaliação

    Os grupos irão desenvolver o modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, como a organização do grupo, a construção dos argumentos, a apresentação e comunicação, e o desempenho geral. Oriente os alunos na construção dos critérios e na definição da escala de notas.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um grupo social que tenha direitos territoriais reconhecidos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, entre outros. Distribua os temas. Os alunos devem buscar informações sobre a história desses grupos, suas lutas e conquistas, além de informações sobre seus territórios. Organize o tempo e os materiais necessários.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma. Organize o tempo e o formato das apresentações. Incentive a participação de todos os alunos e peça que façam a avaliação dos projetos utilizando o modelo de avaliação desenvolvido na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão sobre os projetos apresentados e os critérios de avaliação utilizados. Em seguida, faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância de valorizar e respeitar a cultura e os direitos dos povos indígenas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Orientar os alunos na busca por informações confiáveis e relevantes.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na avaliação dos projetos apresentados.
  • Conduzir a discussão e a conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Organizar-se em grupos para desenvolver a atividade.
  • Desenvolver o modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar o projeto para a turma, utilizando o modelo de avaliação desenvolvido.
  • Participar da avaliação dos projetos apresentados pelos outros grupos.