Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O encontro entre indígenas e portugueses é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, que consiste em dividir a turma em grupos para que eles possam trocar informações, construir argumentos e avaliar o desempenho dos colegas. Para isso, vamos criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor deve apresente o tema "Encontro entre indígenas e portugueses" e contextualize a importância do tema para a história do Brasil. Destaque o papel dos povos indígenas na formação do país e a necessidade de reconhecer seus direitos. Utilize mapas e imagens para a apresentação.Etapa 2 - Formação das duplas
Divida a turma em duplas ou trios e distribua o modelo de avaliação por pares. Determine que irá coordenar as atividades.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada dupla ou trio irá pesquisar sobre o encontro entre indígenas e portugueses e selecionar informações relevantes para construir seus argumentos. É importante que os alunos utilizem fontes confiáveis e variadas, como livros, artigos, vídeos e entrevistas.Etapa 4 - Construção dos argumentos
Com base nas informações pesquisadas, cada dupla ou trio irá construir seus argumentos e organizá-los em uma apresentação. É importante que os alunos utilizem linguagem clara e objetiva que apresentem exemplos práticos para ilustrar seus argumentos.Etapa 5 - Apresentação dos argumentos
O líder da dupla ou trio irá apresentar seus argumentos para a turma e responder às perguntas dos colegas. Organize a forma de apresentação e o tempo de cada estudante.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir seus pontos de vista e debater sobre os argumentos apresentados pelos colegas. É importante que os alunos respeitem as opiniões divergentes e busquem chegar a um consenso. Faça a mediação da discussão.Etapa 7 - Avaliação por pares
As duplas ou trios irá avaliar o desempenho dos colegas com base nos critérios definidos no modelo de avaliação por pares. É importante que os alunos sejam objetivos e justos em suas avaliações. Auxilie no preenchimento.Etapa 8 - Síntese da aula
Faça uma síntese da aula e estimule os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas. Peça para registrarem a síntese.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Formar os grupos e distribuir o modelo de avaliação por pares.
- Orientar os alunos na pesquisa e construção dos argumentos.
- Estimular a participação de todos os alunos na apresentação e na avaliação por pares.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e selecionar informações relevantes.
- Construir argumentos claros e objetivos.
- Apresentar os argumentos de forma envolvente e dinâmica.
- Avaliar o desempenho dos colegas com base nos critérios definidos no modelo de avaliação por pares.
- Participar da discussão em grupo e respeitar as opiniões divergentes.