Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O encontro entre indígenas e portugueses é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, que consiste em dividir a turma em grupos para que eles possam trocar informações, construir argumentos e avaliar o desempenho dos colegas. Para isso, vamos criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor deve apresente o tema "Encontro entre indígenas e portugueses" e contextualize a importância do tema para a história do Brasil. Destaque o papel dos povos indígenas na formação do país e a necessidade de reconhecer seus direitos. Utilize mapas e imagens para a apresentação.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas

    Divida a turma em duplas ou trios e distribua o modelo de avaliação por pares. Determine que irá coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada dupla ou trio irá pesquisar sobre o encontro entre indígenas e portugueses e selecionar informações relevantes para construir seus argumentos. É importante que os alunos utilizem fontes confiáveis e variadas, como livros, artigos, vídeos e entrevistas.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    Com base nas informações pesquisadas, cada dupla ou trio irá construir seus argumentos e organizá-los em uma apresentação. É importante que os alunos utilizem linguagem clara e objetiva que apresentem exemplos práticos para ilustrar seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    O líder da dupla ou trio irá apresentar seus argumentos para a turma e responder às perguntas dos colegas. Organize a forma de apresentação e o tempo de cada estudante.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir seus pontos de vista e debater sobre os argumentos apresentados pelos colegas. É importante que os alunos respeitem as opiniões divergentes e busquem chegar a um consenso. Faça a mediação da discussão.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    As duplas ou trios irá avaliar o desempenho dos colegas com base nos critérios definidos no modelo de avaliação por pares. É importante que os alunos sejam objetivos e justos em suas avaliações. Auxilie no preenchimento.

  8. Etapa 8 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula e estimule os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas. Peça para registrarem a síntese.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Formar os grupos e distribuir o modelo de avaliação por pares.
  • Orientar os alunos na pesquisa e construção dos argumentos.
  • Estimular a participação de todos os alunos na apresentação e na avaliação por pares.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e selecionar informações relevantes.
  • Construir argumentos claros e objetivos.
  • Apresentar os argumentos de forma envolvente e dinâmica.
  • Avaliar o desempenho dos colegas com base nos critérios definidos no modelo de avaliação por pares.
  • Participar da discussão em grupo e respeitar as opiniões divergentes.