Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 marcou o início de um encontro entre duas culturas muito diferentes: a dos indígenas que já habitavam o território e a dos europeus que chegaram em busca de riquezas. Esse encontro foi marcado por conflitos, exploração e resistência. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia que nos permitirá entender melhor como os indígenas se sentiram diante da chegada dos portugueses. Vamos trabalhar juntos para compreender a história desse encontro e reconhecer a territorialidade dos povos originários como um direito legal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Explique que será utilizada a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia que nos permitirá entender melhor como os indígenas se sentiram diante da chegada dos portugueses.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Apresente a metodologia Design Thinking e explique suas etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e teste. Explique que o foco será na primeira etapa, empatia, e que para isso será criado um mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua o modelo do mapa de empatia. Explique cada campo do mapa e oriente os alunos a pesquisarem sobre a cultura e a forma de vida dos indígenas antes da chegada dos portugueses. Cada grupo irá preencher o mapa com base nas informações que coletaram e nas reflexões que surgiram durante a pesquisa. Oriente a criação de diferentes personas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Os alunos explicarão as informações que coletaram e as reflexões que surgiram durante a pesquisa. Estimule a discussão e o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre a territorialidade dos povos originários

    Estimule uma reflexão sobre a territorialidade dos povos originários e como ela é um direito legal dessas comunidades. Converse com os alunos sobre a importância de reconhecermos e respeitarmos a cultura e a forma de vida desses povos.

  6. Etapa 6 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula e estimule os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão sobre a cultura e a forma de vida dos povos originários.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e estimular o debate e a discussão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa de empatia.
  • Participação ativa no debate e na reflexão sobre a territorialidade dos povos originários.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa de empatia.
  • Estimular o debate e a discussão entre os grupos.
  • Fazer uma síntese da aula e estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a cultura e a forma de vida dos povos originários.
  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Apresentar o mapa de empatia e participar do debate e da reflexão sobre a territorialidade dos povos originários.