Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, iremos trabalhar sobre o encontro entre indígenas e portugueses no Brasil. Vamos entender como esse encontro influenciou a história do país e como as diferentes culturas se relacionaram. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Com essa atividade, esperamos que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer as territorialidades dos povos indígenas e outros grupos sociais como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o encontro entre indígenas e portugueses no Brasil. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar perguntas e respostas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os grupos irão criar suas cartas para o jogo. Eles devem criar 8 cartas de perguntas respostas. As perguntas devem ser relacionadas ao encontro entre indígenas e portugueses, e as respostas serão fatos ou informações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado por outro grupo. O objetivo é responder corretamente às perguntas e identificar se as afirmações são verdadeiras ou falsas. Cada grupo terá um tempo para jogar.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão se reunir para discutir o que aprenderam. Faça a mediação da discussão e incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e ideias sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Debate em sala

    Promova um debate em sala de aula sobre o encontro entre indígenas e portugueses e como essa história influencia a sociedade brasileira atualmente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de respeitar as territorialidades dos povos indígenas e outros grupos sociais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as territorialidades dos povos indígenas e outros grupos sociais como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do jogo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e no debate em sala.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Capacidade de identificar as respostas corretas durante o jogo.
  • Contribuição para a discussão em grupo e no debate em sala.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e o debate em sala.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e incentivar a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e do debate em grupo.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Identificar as respostas corretas durante o jogo.
  • Contribuir para a discussão em grupo e no debate em sala.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.