Aula sobre Encontro Entre Indigenas E Portugueses

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Encontro entre indígenas e portugueses" é um assunto relevante para a compreensão da história do Brasil e da formação da nossa sociedade. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) é uma excelente forma de trabalhar com os alunos a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas e de outros grupos sociais como direitos legais dessas comunidades. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de territórios indígenas e quilombolas que existem no Brasil e como essas comunidades lutam para manter a posse dessas terras. É importante destacar que o respeito à diversidade cultural e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária são valores fundamentais para a construção de um mundo melhor.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Encontro entre indígenas e portugueses" e explique aos alunos a importância de reconhecer os direitos territoriais desses grupos sociais. Em seguida, o divida a turma em grupos e entregar o modelo de avaliação por rubrica para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um grupo social que tenha direitos territoriais reconhecidos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, entre outros. Os alunos devem buscar informações sobre a história desses grupos, suas lutas e conquistas, além de informações sobre seus territórios. Organize o tempo e os materiais necessários.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e argumentos para defender os direitos territoriais do grupo social escolhido. Os alunos irão utilizar o modelo de debate crítico para argumentar e rebater as ideias dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre os argumentos apresentados e selecionar os mais relevantes para compor a avaliação por rubrica.

  5. Etapa 5 - Elaboração da avaliação por rubrica

    Cada grupo irá elaborar sua avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos apresentados pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das avaliações

    Cada grupo irá apresentar sua avaliação por rubrica e justificar os critérios escolhidos para avaliar os argumentos dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância de reconhecer os direitos territoriais dos grupos sociais e sobre como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para a aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas e de outros grupos sociais como direitos legais dessas comunidades.
  • Promover o respeito à diversidade cultural e a valorização das diferentes culturas existentes no Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do grupo social escolhido.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas na pesquisa.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados no debate.
  • Capacidade de rebater os argumentos dos outros grupos.
  • Elaboração da avaliação por rubrica de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de reconhecer os direitos territoriais dos grupos sociais.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular a pesquisa e o debate entre os grupos.
  • Orientar os alunos na elaboração da avaliação por rubrica.
  • Fazer uma reflexão com os alunos sobre a importância do tema e sobre como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um grupo social que tenha direitos territoriais reconhecidos.
  • Selecionar as informações mais relevantes para apresentar no debate.
  • Argumentar e rebater as ideias dos outros grupos durante o debate.
  • Discutir em grupo sobre os argumentos apresentados e selecionar os mais relevantes para compor a avaliação por rubrica.
  • Elaborar a avaliação por rubrica e justificar os critérios escolhidos para avaliar os argumentos dos outros grupos.