Aula sobre Encurtamento Das Distancias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Encurtamento das distâncias" é fundamental para entendermos como as redes de transporte e comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Esse tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes de diversas maneiras, como, por exemplo, no uso de aplicativos de transporte, na escolha de rotas para se deslocar, na comunicação virtual com pessoas que estão longe, entre outras. Nessa aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo que os ajudarão a entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Encurtamento das distâncias" e explique como as redes de transporte e comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas. Para ilustrar utilize um mapa do Brasil e peça para os alunos identificarem as principais rodovias, ferrovias e hidrovias do país.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço do que entenderam do tema e das redes de transporte. Eles podem realizar essa etapa em grupos ou individualmente.

    Exemplo: Peça para os alunos desenharem um mapa do Brasil e identificarem as principais redes de transporte e comunicação.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher um aspecto diferente para abordar, como, por exemplo, a importância das rodovias para o transporte de cargas no Brasil. Os alunos irão discutir e decidir quais são os principais aspectos que serão abordados sobre o tema e as redes de transporte e comunicação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do que foi decidido na etapa anterior. Eles podem utilizar materiais diversos para criar esse protótipo, como papel, caneta, lápis de cor, entre outros. Peça para os alunos criarem um mapa temático com as redes de transporte e comunicação do Brasil.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o protótipo criado na etapa anterior e discutir em sala de aula. Eles devem receber devolutivas dos colegas e do professor para melhorar o protótipo. Oriente a finalização dos protótipos.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Peça para os alunos apresentarem o mapa temático criado na etapa anterior e explicarem como as redes de transporte e de comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Organize o tempo das apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e estimule a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e testar protótipos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Criatividade e originalidade na criação do protótipo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do protótipo.
  • Coerência e consistência na análise da influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Trabalho em equipe e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as redes de transporte e comunicação.
  • Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas etapas do Design Sprint.
  • Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Criar um protótipo criativo e original.
  • Apresentar o protótipo de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.