Aula sobre Encurtamento Das Distancias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Encurtamento das distâncias" é de extrema importância para a Geografia, pois permite entender como as redes de transporte e comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, por exemplo, quando utilizam aplicativos de transporte ou se comunicam com pessoas que estão em outras partes do país ou do mundo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que aborde o tema de forma lúdica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Encurtamento das distâncias" e explique sua importância para a Geografia. Em seguida, deve apresente a metodologia ativa Gamificação e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e discuta sobre os principais desafios que envolvem o encurtamento das distâncias. Oriente os grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu o mapa de registro do jogo para a turma. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em abordar o tema de forma lúdica e envolvente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir sobre os jogos apresentados e avaliar a capacidade de cada um em abordar o tema proposto.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deve fazer uma reflexão sobre o que aprendeu com a atividade e como pode aplicar o conhecimento adquirido no seu cotidiano. Oriente o formato desse registro.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre fazendo uma síntese do que foi aprendido e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre as redes de transporte e comunicação no Brasil.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em abordar temas complexos de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Capacidade de abordar o tema de forma lúdica e envolvente.
  • Coerência entre os campos do mapa de registro.
  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em abordar o tema de forma lúdica e envolvente.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos na atividade.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido no final da aula.
  • Incentivar os alunos a continuarem estudando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um jogo que aborde o tema de forma lúdica e envolvente.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Avaliar os jogos apresentados pelos outros grupos.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.