Aula sobre Encurtamento Das Distancias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O encurtamento das distâncias é um tema muito importante na Geografia, pois está relacionado à forma como as pessoas se deslocam e se comunicam em diferentes lugares do mundo. Isso inclui desde as estradas e ferrovias até as redes de internet e telefonia móvel. Essas redes de transporte e comunicação têm um papel fundamental na configuração do território brasileiro e na economia do país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver sua habilidade em analisar a influência e o papel dessas redes no território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância do encurtamento das distâncias e sua relação com a configuração do território brasileiro. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema relacionado ao encurtamento das distâncias, como, por exemplo: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, internet, telefonia móvel, entre outros. Os alunos terão um tempo para fazer uma pesquisa sobre o tema e preparar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate será dividido em três partes: apresentação do grupo defensor, apresentação do grupo opositor e réplica e tréplica. A banca julgadora será responsável por avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor. Organize o tempo do debate.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre a importância das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa

    Os alunos irão fazer uma pesquisa sobre um projeto de infraestrutura de transporte ou comunicação em sua região. Combine o dia e a forma da apresentação e/ou entrega da tarefa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar argumentos e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Capacidade de refutar os argumentos do grupo opositor.
  • Participação na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia MDC e seus objetivos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Apresentar seus argumentos de forma clara e coerente.
  • Refutar os argumentos do grupo opositor de forma fundamentada.
  • Realizar a tarefa de casa e apresentá-la na próxima aula.