Aula sobre Encurtamento Das Distancias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O encurtamento das distâncias é um tema importante para entendermos como as redes de transporte e comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Podemos observar isso em diversas situações do nosso cotidiano, como na facilidade de comunicação com pessoas que estão longe, na rapidez de entrega de produtos comprados online, na facilidade de deslocamento entre cidades e estados, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, e acontece de modo simultâneo. Explique a dinâmica e organize os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa de rotas

    Na estação 1 os alunos irão criar um mapa de rotas que mostre como as redes de transporte e comunicação influenciam na configuração do território brasileiro. Para isso, poderão utilizar materiais como revistas, jornais, mapas e imagens da internet.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de mapa

    Na estação 2 os alunos irão fazer a análise de mapas e analisar o deslocamento de pessoas e mercadorias pelo território brasileiro. É importante considerar as diferentes formas de transporte e comunicação existentes no país.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Na estação 3 os alunos irão participar de um debate sobre a influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Forneça algumas perguntas para orientar o debate e solicite o registro das informações.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Faça uma roda de conversa e solicite aos estudantes que expliquem o que aprenderam em cada estação.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Realize uma síntese das atividades e reforce os principais pontos trabalhados na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a influência das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de atividades relacionadas ao tema.
  • Proporcionar uma aula dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e dos conceitos trabalhados na aula.
  • Qualidade das atividades desenvolvidas pelos grupos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar atividades relacionadas ao tema.
  • Apresentar as atividades desenvolvidas para a turma.