Aula sobre Encurtamento Das Distancias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O encurtamento das distâncias é um fenômeno que tem se intensificado nas últimas décadas, principalmente com a popularização dos meios de transporte e comunicação. A possibilidade de se comunicar e se deslocar com mais rapidez e eficiência tem influenciado diretamente a configuração do território brasileiro, afetando a economia, a cultura e o meio ambiente. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, a fim de estimular a criatividade e a reflexão dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual.

    Apresente o tema e contextualize a importância do encurtamento das distâncias para a configuração do território brasileiro. Os alunos serão convidados a expor suas ideias e percepções sobre o assunto. Na sequência, solicite que os alunos elaborem um mapa conceitual sobre o tema. Oriente os alunos e esclareça possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais.

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e os sub-temas desenvolvidos. Avalie a qualidade e a profundidade dos mapas conceituais apresentados.

  4. Etapa 4 - Debate.

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir o tema em questão, aprofundando as sub-ideias apresentadas em seus mapas conceituais. Oriente a discussão e estimule a reflexão crítica dos estudantes.

  5. Etapa 5 - Exemplos.

    Apresente exemplos sobre o encurtamento das distâncias, como a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, além da popularização da internet e das redes sociais. Os alunos serão convidados a expor suas opiniões e percepções sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Encerramento.

    Faça uma síntese do que foi discutido e apresentado na aula, destacando a importância do encurtamento das distâncias para a configuração do território brasileiro. Os alunos serão convidados a expor suas considerações finais sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro".
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos estudantes.
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e profundidade dos mapas conceituais elaborados pelos alunos.
  • Participação e contribuição dos alunos nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.

Ações do professor

  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes.
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Ações do aluno

  • Acessar e compreender o material de apoio sobre o tema.
  • Elaborar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar suas opiniões e percepções sobre o tema.