Energia

Nesta aula de Ciências vamos conhecer um pouco sobre o universo da energia. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    “A energia ______ é a forma de energia mais usada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas ______”.

    A) nuclear; nucleares.

    B) nuclear; hidrelétricas.

    C) elétrica; hidrelétricas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A energia é um tema muito importante e presente em nosso cotidiano. Está presente em nossas casas, nas ruas, nas indústrias e em praticamente tudo o que fazemos. Para entender melhor sobre o assunto, nesta aula vamos trabalhar com diferentes fontes de energia, como renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A energia é um tema muito presente no nosso cotidiano, pois é fundamental para o funcionamento de diversas tecnologias e atividades que realizamos diariamente. Nesta aula, vamos explorar diferentes fontes de energia, incluindo as renováveis e não renováveis, e entender como elas podem ser utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um template com 5 etapas para identificar e classificar diferentes tipos de energia.

    Exemplo prático:

    Você já parou para pensar de onde vem a energia elétrica que acende as luzes da sua casa? E como é gerada a energia que move os carros e ônibus que você vê na rua? Essas são algumas das perguntas que vamos responder nesta aula.

    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A energia é uma das temáticas mais importantes da atualidade, pois ela está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na eletricidade que utilizamos em nossas casas, nos combustíveis que movimentam carros e ônibus, ou até mesmo na alimentação que consumimos. O objetivo desta aula é que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro contendo as informações necessárias para desenvolver um jogo sobre energia.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A energia está presente em todos os lugares e é fundamental para o funcionamento de tudo que nos rodeia. Desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos, estamos utilizando diferentes formas de energia. A energia pode ser encontrada em fontes renováveis, como a energia solar e a eólica, ou em fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão. É importante que os estudantes compreendam a importância de identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia, a fim de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para desenvolver o mapa conceitual sobre o tema, permitindo que os alunos construam seu próprio conhecimento e desenvolvam habilidades de identificação e classificação de diferentes fontes e tipos de energia.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O tema energia é muito presente em nosso cotidiano e é fundamental para o funcionamento de nossa sociedade. Nesta aula, vamos aprender sobre diferentes fontes e tipos de energia, como elas são utilizadas em nossas casas, comunidades e cidades, e como podemos classificá-las em renováveis e não renováveis. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Alguns exemplos práticos de como a energia é utilizada em nossas vidas são: a energia elétrica que utilizamos em nossas casas, a energia dos carros que nos transportam, a energia solar que pode ser utilizada para aquecer água, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância da energia em nossas vidas e como podemos utilizá-la de forma consciente e sustentável.

    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A energia é um tema fundamental em nosso cotidiano, e é importante para os alunos entenderem como diferentes fontes de energia são utilizadas em suas casas, comunidades e cidades. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como diferentes pessoas pensam, sentem, falam, fazem e veem a energia em suas vidas. Com isso, poderemos identificar e classificar diferentes fontes de energia, tanto renováveis quanto não renováveis, e entender suas vantagens e desvantagens.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: