Energia elétrica e sustentabilidade
Nesta aula de Ciências, vamos aprender sobre energia elétrica e sustentabilidade. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa que apresenta uma forma de economizar energia elétrica em casa:
Atividade completaA)
Deixar a TV ligada enquanto estiver tomando banho.B) Tomar banho apenas com o chuveiro desligado.
C) Abrir a geladeira apenas quando for necessário.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas atualmente em todo o mundo. No entanto, é necessário que haja uma preocupação com a sustentabilidade e o consumo responsável dessa fonte de energia. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos serão desafiados a identificar um problema relacionado ao uso de energia elétrica em sua escola ou comunidade, levantar dados, analisar o contexto e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.Atividade completa4. Design Sprint:
A energia elétrica é um recurso indispensável para a nossa vida moderna, mas seu uso excessivo pode causar impactos ambientais significativos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e como pequenas ações podem fazer a diferença para o meio ambiente. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá ajudar os alunos a criarem um template com 5 etapas para propor ações coletivas que otimizem o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A aula sobre "Energia elétrica e sustentabilidade" tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Para isso, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos de como a otimização do uso de energia elétrica pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.Atividade completa6. Gamificação:
A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas atualmente e sua produção muitas vezes pode causar impactos ambientais significativos. Por isso, é importante discutir a relação entre energia elétrica e sustentabilidade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os critérios de sustentabilidade na seleção de equipamentos e hábitos de consumo responsável, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico ao criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.Atividade completaExemplo prático: Inicie a aula perguntando aos alunos quais equipamentos elétricos eles utilizam em casa e como poderiam tornar seu uso mais sustentável.
7. Rotação por estações:
A energia elétrica é um recurso fundamental na vida moderna. Ela está presente em nossas casas, escolas, ruas e em toda infraestrutura urbana. No entanto, o seu uso excessivo pode ser prejudicial ao meio ambiente e à nossa saúde. Nessa aula, vamos discutir sobre o uso consciente da energia elétrica e suas relações com a sustentabilidade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos irão desenvolver atividades práticas e criativas que os ajudarão a entender melhor o tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A energia elétrica é uma das formas mais utilizadas de energia atualmente, mas também é uma das mais poluentes e caras. É importante que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e aprendam a adotar hábitos de consumo responsável. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: