Energia elétrica e sustentabilidade

Nesta aula de Ciências, vamos aprender sobre energia elétrica e sustentabilidade. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta uma forma de economizar energia elétrica em casa:

    A) Deixar a TV ligada enquanto estiver tomando banho.

    B) Tomar banho apenas com o chuveiro desligado.

    C) Abrir a geladeira apenas quando for necessário.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Estudo de Caso:

    A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas atualmente em todo o mundo. No entanto, é necessário que haja uma preocupação com a sustentabilidade e o consumo responsável dessa fonte de energia. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos serão desafiados a identificar um problema relacionado ao uso de energia elétrica em sua escola ou comunidade, levantar dados, analisar o contexto e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A energia elétrica é um recurso indispensável para a nossa vida moderna, mas seu uso excessivo pode causar impactos ambientais significativos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e como pequenas ações podem fazer a diferença para o meio ambiente. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá ajudar os alunos a criarem um template com 5 etapas para propor ações coletivas que otimizem o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula sobre "Energia elétrica e sustentabilidade" tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Para isso, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos de como a otimização do uso de energia elétrica pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas atualmente e sua produção muitas vezes pode causar impactos ambientais significativos. Por isso, é importante discutir a relação entre energia elétrica e sustentabilidade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os critérios de sustentabilidade na seleção de equipamentos e hábitos de consumo responsável, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico ao criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.

    Exemplo prático: Inicie a aula perguntando aos alunos quais equipamentos elétricos eles utilizam em casa e como poderiam tornar seu uso mais sustentável.

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A energia elétrica é um recurso fundamental na vida moderna. Ela está presente em nossas casas, escolas, ruas e em toda infraestrutura urbana. No entanto, o seu uso excessivo pode ser prejudicial ao meio ambiente e à nossa saúde. Nessa aula, vamos discutir sobre o uso consciente da energia elétrica e suas relações com a sustentabilidade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos irão desenvolver atividades práticas e criativas que os ajudarão a entender melhor o tema.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A energia elétrica é uma das formas mais utilizadas de energia atualmente, mas também é uma das mais poluentes e caras. É importante que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e aprendam a adotar hábitos de consumo responsável. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: