Aula sobre Energia Eletrica E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas atualmente em todo o mundo. No entanto, é necessário que haja uma preocupação com a sustentabilidade e o consumo responsável dessa fonte de energia. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos serão desafiados a identificar um problema relacionado ao uso de energia elétrica em sua escola ou comunidade, levantar dados, analisar o contexto e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Energia elétrica e sustentabilidade" e explique a importância da conscientização sobre o consumo responsável dessa fonte de energia. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um problema relacionado ao uso de energia elétrica em sua escola ou comunidade.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para identificar o problema escolhido. Os alunos deverão registrar todas as informações coletadas em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão levantar dados sobre o problema identificado, utilizando fontes diversas, como pesquisas na internet, entrevistas, entre outros. Os alunos deverão registrar todas as informações coletadas em um documento compartilhado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e as possíveis soluções para o problema. Os alunos deverão registrar todas as informações coletadas em um documento compartilhado.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais disponíveis sobre o tema. Os alunos deverão registrar todas as informações coletadas em um documento compartilhado.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado, levando em consideração a seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Os alunos deverão registrar todas as informações coletadas em um documento compartilhado.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Cada grupo deverá criar um infográfico com as informações coletadas nas etapas anteriores. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas com informações relevantes sobre o tema e as soluções propostas pelo grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e análise de dados.
  • Estímulo ao trabalho em grupo e à comunicação.
  • Desenvolvimento da habilidade de seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade e hábitos de consumo responsável.
  • Desenvolvimento da habilidade de criação de infográficos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações coletadas e analisadas.
  • Qualidade da solução proposta.
  • Criatividade e clareza na criação do infográfico.
  • Coerência entre as informações apresentadas no infográfico e as soluções propostas pelo grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser investigado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Disponibilizar recursos e materiais para a realização das atividades.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante todo o processo.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações relevantes.
  • Propor soluções criativas e eficientes para o problema identificado.
  • Criar um infográfico claro e objetivo com as informações coletadas e as soluções propostas.
  • Apresentar o trabalho para a turma e para a comunidade.