Aula sobre Energia Eletrica E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Energia elétrica e sustentabilidade" tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Para isso, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos de como a otimização do uso de energia elétrica pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução ao tema, apresentando exemplos práticos de como a otimização do uso de energia elétrica pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para iniciar a atividade.

    Exemplos: valorizar a iluminação natural, prestar atenção no tipo de lâmpada da residência, substituir equipamentos antigos, retirar os equipamentos da tomada.


  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os grupos criarão um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Os grupos farão uma pesquisa sobre o tema, buscando informações sobre consumo de energia elétrica, equipamentos com maior eficiência energética e hábitos de consumo responsável. Oriente os alunos na pesquisa e disponibilize recursos para consulta.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão suas pesquisas e debaterão sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente. Medie o debate e auxiliena aplicação da metodologia.

  5. Etapa 5 - Propostas de ações coletivas

    Os grupos deverão propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Oriente os alunos na elaboração das propostas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas

    Cada grupo apresentará suas propostas para a turma, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado anteriormente. Medie a apresentação e auxilie na aplicação da metodologia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da otimização do uso de energia elétrica. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e debater sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do template de avaliação por rúbrica.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Qualidade das propostas de ações coletivas apresentadas.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Mediar o debate crítico e auxiliar na aplicação da metodologia.
  • Orientar os alunos na elaboração das propostas de ações coletivas.
  • Disponibilizar recursos para consulta durante a pesquisa.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Elaborar propostas de ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica.
  • Colaborar com os demais integrantes do grupo durante todo o processo.