Aula sobre Energia Eletrica E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A energia elétrica é um recurso fundamental na vida moderna. Ela está presente em nossas casas, escolas, ruas e em toda infraestrutura urbana. No entanto, o seu uso excessivo pode ser prejudicial ao meio ambiente e à nossa saúde. Nessa aula, vamos discutir sobre o uso consciente da energia elétrica e suas relações com a sustentabilidade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos irão desenvolver atividades práticas e criativas que os ajudarão a entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de utilizar a energia elétrica de forma consciente e sustentável. Será feita uma breve discussão sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o que será abordado.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Consumo consciente

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre os equipamentos que consomem mais energia elétrica em uma casa ou em um ambiente escolar. Eles irão selecionar os equipamentos que mais consomem energia elétrica em sua escola e propor ações coletivas para otimizar o uso desses equipamentos, levando em consideração critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética).

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Energia renovável

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre as fontes de energia renovável, como a energia solar e a energia eólica. Eles irão entender como essas fontes de energia podem ser utilizadas em sua escola ou comunidade para reduzir o consumo de energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Hábitos de consumo

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre hábitos de consumo responsável de energia elétrica. Eles irão identificar os seus próprios hábitos de consumo e propor ações para mudar esses hábitos, visando o uso consciente e sustentável da energia elétrica.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Ao final da atividade, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para compartilhar as suas propostas e debater sobre as melhores ações que podem ser tomadas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética);
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Promover a reflexão sobre o uso consciente e sustentável da energia elétrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade das propostas apresentadas pelos alunos para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade;
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema e suas relações com a sustentabilidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do uso consciente e sustentável da energia elétrica;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema;
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Selecionar os equipamentos que mais consomem energia elétrica em sua escola e propor ações coletivas para otimizar o uso desses equipamentos;
  • Identificar os seus próprios hábitos de consumo e propor ações para mudar esses hábitos, visando o uso consciente e sustentável da energia elétrica.