Aula sobre Energia Eletrica E Sustentabilidade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A energia elétrica é uma das formas mais utilizadas de energia atualmente, mas também é uma das mais poluentes e caras. É importante que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e aprendam a adotar hábitos de consumo responsável. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Antes da aula, selecione alguns materiais de apoio para os alunos estudarem em casa, como vídeos, textos e imagens sobre energia elétrica e sustentabilidade. Crie uma lista de perguntas para os alunos responderem sobre o tema.Etapa 2 - Metodologia Sala de Aula Invertida
Na aula, apresente a metodologia Sala de Aula Invertida e explique como os alunos irão criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade.Peça pra que eles citem soluções que ajudem a minimizar os gastos desnecessários, e como a tecnologia pode auxiliar no consumo consciente.Etapa 3 - Divisão dos Grupos
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Mapa Conceitual
Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, ajudando-os a pensar em exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para toda a turma e discutir as ideias apresentadas.Etapa 6 - Plano de Ação
Oriente os alunos na elaboração de um plano de ação para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual e do plano de ação.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
- Criatividade e originalidade na elaboração do plano de ação.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Selecionar materiais de apoio para os alunos estudarem em casa.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na elaboração do plano de ação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação das ideias.
Ações do aluno
- Estudar os materiais de apoio em casa.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Elaborar um plano de ação para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.