Aula sobre Energia Eletrica E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A energia elétrica é uma das formas mais utilizadas de energia atualmente, mas também é uma das mais poluentes e caras. É importante que os alunos compreendam a importância da sustentabilidade na utilização da energia elétrica e aprendam a adotar hábitos de consumo responsável. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, selecione alguns materiais de apoio para os alunos estudarem em casa, como vídeos, textos e imagens sobre energia elétrica e sustentabilidade. Crie uma lista de perguntas para os alunos responderem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Metodologia Sala de Aula Invertida

    Na aula, apresente a metodologia Sala de Aula Invertida e explique como os alunos irão criar um mapa conceitual sobre energia elétrica e sustentabilidade.Peça pra que eles citem soluções que ajudem a minimizar os gastos desnecessários, e como a tecnologia pode auxiliar no consumo consciente.

  3. Etapa 3 - Divisão dos Grupos

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Mapa Conceitual

    Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, ajudando-os a pensar em exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para toda a turma e discutir as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Plano de Ação

    Oriente os alunos na elaboração de um plano de ação para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual e do plano de ação.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do plano de ação.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio para os alunos estudarem em casa.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na elaboração do plano de ação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação das ideias.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais de apoio em casa.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Elaborar um plano de ação para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.