Aula sobre Energia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A energia é um tema muito presente no nosso cotidiano, pois é fundamental para o funcionamento de diversas tecnologias e atividades que realizamos diariamente. Nesta aula, vamos explorar diferentes fontes de energia, incluindo as renováveis e não renováveis, e entender como elas podem ser utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a criar um template com 5 etapas para identificar e classificar diferentes tipos de energia.

Exemplo prático:

Você já parou para pensar de onde vem a energia elétrica que acende as luzes da sua casa? E como é gerada a energia que move os carros e ônibus que você vê na rua? Essas são algumas das perguntas que vamos responder nesta aula.


  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula explicando aos alunos sobre a importância da energia e como ela é utilizada em nosso cotidiano. Em seguida, apresente exemplos de diferentes fontes de energia, incluindo as renováveis e não renováveis. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Com base nas informações apresentadas pelo professor, os alunos devem formar grupos e discutir sobre as diferentes fontes de energia. Cada grupo deve criar um esboço de como seria um template para identificar e classificar cada fonte de energia. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir sobre as melhores ideias. Em seguida, todos devem decidir em conjunto qual template será utilizado para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base no template escolhido, os grupos devem começar a prototipar a identificação e classificação das diferentes fontes de energia. Eles podem utilizar cartolinas, canetas coloridas e outros recursos para criar um protótipo visual.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como funciona a identificação e classificação das fontes de energia. Os alunos devem testar os protótipos dos outros grupos e dar feedbacks sobre o que acharam. Encerre a aula explicando como os protótipos podem ser utilizados em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Incentivar a criatividade e a inovação na resolução de problemas relacionados ao tema

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade
  • Qualidade e criatividade do template criado pelos grupos
  • Clareza e precisão na identificação e classificação das fontes de energia nos protótipos apresentados

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva sobre a importância da energia e como ela é utilizada em nosso cotidiano
  • Orientar os alunos durante a atividade, tirando dúvidas e estimulando a criatividade
  • Encerrar a aula explicando como os protótipos podem ser utilizados em outras atividades

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa
  • Apresentar protótipos claros e precisos para identificação e classificação das fontes de energia.