Aula sobre Energia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A energia é um tema fundamental em nosso cotidiano, e é importante para os alunos entenderem como diferentes fontes de energia são utilizadas em suas casas, comunidades e cidades. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como diferentes pessoas pensam, sentem, falam, fazem e veem a energia em suas vidas. Com isso, poderemos identificar e classificar diferentes fontes de energia, tanto renováveis quanto não renováveis, e entender suas vantagens e desvantagens.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia para uma pessoa de sua escolha, identificando o que ela pensa e sente sobre a energia, o que ela escuta, o que ela fala e faz, o que ela vê, suas dores e seus ganhos. Auxilie os alunos nesta etapa, incentivando-os a pensar em diferentes perfis de pessoas, como idosos, crianças, moradores de áreas rurais e urbanas, etc.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia para a turma, explicando as principais descobertas e insights obtidos.

  4. Etapa 4 - Identificação e classificação de fontes de energia

    Com base nos mapas de empatia e nas informações apresentadas pelos grupos, a turma irá identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades.Forneça exemplos práticos e didáticos, como a energia solar, eólica, hidrelétrica, térmica, entre outras.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Peça para os alunos escolherem uma fonte de energia (solar, elétrica, eólica, etc) e criarem um

    experimento a partir disso.


  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos irão debater as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia, levando em consideração critérios como sustentabilidade, custo, disponibilidade, impacto ambiental, entre outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos da aula e faça uma reflexão sobre a importância da energia em nossas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes de energia.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas sobre a energia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação e classificação correta das fontes de energia.
  • Argumentação clara e fundamentada no debate sobre as vantagens e desvantagens das diferentes fontes de energia.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas de empatia.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre as diferentes fontes de energia.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação dos mapas de empatia.
  • Identificar e classificar diferentes fontes de energia.
  • Participar ativamente do debate sobre as vantagens e desvantagens das diferentes fontes de energia.