Aula sobre Energia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A energia é uma das temáticas mais importantes da atualidade, pois ela está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na eletricidade que utilizamos em nossas casas, nos combustíveis que movimentam carros e ônibus, ou até mesmo na alimentação que consumimos. O objetivo desta aula é que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro contendo as informações necessárias para desenvolver um jogo sobre energia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade, de forma clara e objetiva. Serão apresentados exemplos de fontes de energia, como hidrelétrica, eólica, solar, nuclear, petróleo, carvão, gás natural, entre outras.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes, de forma aleatória ou pré-determinada. Dê um tema para cada grupo e peça para que eles tragam no jogo suas características, pontos positivos e negativos, além de exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deverá criar um mapa de registro com os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Oriente os alunos nessa etapa, explicando o que cada campo significa e dando exemplos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os jogadores poderão aprender sobre as diferentes fontes de energia. Avalie a qualidade dos jogos e dê feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, a turma fará uma discussão em grupo sobre as diferentes fontes de energia e como elas podem ser utilizadas de forma sustentável. Medie a discussão e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deverá fazer uma avaliação individual sobre a atividade, respondendo a perguntas como: O que aprendeu sobre energia? Como foi trabalhar em grupo? Qual foi a parte mais desafiadora da atividade?

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre energia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Identificar e classificar diferentes fontes de energia
  • Compreender a importância da utilização sustentável de energia
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação em público

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa de registro criado pelo grupo
  • Criatividade e inovação no desenvolvimento do jogo
  • Clareza e efetividade na apresentação do jogo
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado adquirido

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da atividade
  • Orientar e mediar a criação dos mapas de registro
  • Avaliar a qualidade dos jogos e dar feedbacks construtivos
  • Estimular a participação de todos na discussão em grupo
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o aprendizado adquirido

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa
  • Criar um jogo inovador e engajador sobre energia
  • Apresentar o jogo de forma clara e efetiva
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Refletir criticamente sobre o aprendizado adquirido.