Aula sobre Energia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A energia é um tema muito importante e presente em nosso cotidiano. Está presente em nossas casas, nas ruas, nas indústrias e em praticamente tudo o que fazemos. Para entender melhor sobre o assunto, nesta aula vamos trabalhar com diferentes fontes de energia, como renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre as diferentes fontes de energia, renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Os grupos podem escolher o tema em conjunto. A banca julgadora deve pesquisar sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável. O grupo observador deve acompanhar as pesquisas dos demais grupos.Etapa 3 - Preparação das argumentações
Os grupos defensor e opositor devem preparar suas argumentações, com base nas pesquisas realizadas, para apresentação ao júri. A banca julgadora deve preparar suas perguntas para os grupos defensor e opositor.Etapa 4 - Apresentação das argumentações
Os grupos defensor e opositor devem apresentar suas argumentações ao júri. A banca julgadora deve fazer perguntas e avaliar as apresentações dos grupos.Etapa 5 - Deliberação do júri
A banca julgadora deve deliberar e escolher qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Após a deliberação, os grupos devem refletir sobre as argumentações apresentadas e discutir sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável. Conclua a aula destacando a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável e como isso pode ajudar a preservar o meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza das argumentações apresentadas.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
- Participação e envolvimento de todos os membros do grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Contribuição para a reflexão e discussão sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
- Orientar e auxiliar os grupos na realização da pesquisa e preparação das argumentações.
- Estimular a participação e o envolvimento de todos os alunos.
- Moderar o debate e a deliberação do júri.
- Concluir a aula destacando a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as diferentes fontes de energia, renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- Preparar as argumentações com base nas pesquisas realizadas.
- Apresentar as argumentações ao júri e responder às perguntas da banca julgadora.
- Participar da deliberação do júri.
- Refletir sobre as argumentações apresentadas e discutir sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.