Aula sobre Energia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A energia é um tema muito importante e presente em nosso cotidiano. Está presente em nossas casas, nas ruas, nas indústrias e em praticamente tudo o que fazemos. Para entender melhor sobre o assunto, nesta aula vamos trabalhar com diferentes fontes de energia, como renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre as diferentes fontes de energia, renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Os grupos podem escolher o tema em conjunto. A banca julgadora deve pesquisar sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável. O grupo observador deve acompanhar as pesquisas dos demais grupos.

  3. Etapa 3 - Preparação das argumentações

    Os grupos defensor e opositor devem preparar suas argumentações, com base nas pesquisas realizadas, para apresentação ao júri. A banca julgadora deve preparar suas perguntas para os grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Apresentação das argumentações

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar suas argumentações ao júri. A banca julgadora deve fazer perguntas e avaliar as apresentações dos grupos.

  5. Etapa 5 - Deliberação do júri

    A banca julgadora deve deliberar e escolher qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Após a deliberação, os grupos devem refletir sobre as argumentações apresentadas e discutir sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável. Conclua a aula destacando a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável e como isso pode ajudar a preservar o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das argumentações apresentadas.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Participação e envolvimento de todos os membros do grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Contribuição para a reflexão e discussão sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Orientar e auxiliar os grupos na realização da pesquisa e preparação das argumentações.
  • Estimular a participação e o envolvimento de todos os alunos.
  • Moderar o debate e a deliberação do júri.
  • Concluir a aula destacando a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes fontes de energia, renováveis e não renováveis, e os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Preparar as argumentações com base nas pesquisas realizadas.
  • Apresentar as argumentações ao júri e responder às perguntas da banca julgadora.
  • Participar da deliberação do júri.
  • Refletir sobre as argumentações apresentadas e discutir sobre a importância da utilização de fontes de energia limpa e renovável.