Aula sobre Energia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema energia é muito presente em nosso cotidiano e é fundamental para o funcionamento de nossa sociedade. Nesta aula, vamos aprender sobre diferentes fontes e tipos de energia, como elas são utilizadas em nossas casas, comunidades e cidades, e como podemos classificá-las em renováveis e não renováveis. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Alguns exemplos práticos de como a energia é utilizada em nossas vidas são: a energia elétrica que utilizamos em nossas casas, a energia dos carros que nos transportam, a energia solar que pode ser utilizada para aquecer água, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância da energia em nossas vidas e como podemos utilizá-la de forma consciente e sustentável.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema energia e explique a importância de estudá-lo. Será apresentado um vídeo ou uma imagem que exemplifique o tema e desperte a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Energias Renováveis

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e identificar diferentes fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica e hidrelétrica. Eles irão criar um cartaz ou um infográfico que apresente cada uma dessas fontes de energia e suas características.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Energias Não Renováveis

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e identificar diferentes fontes de energia não renovável, como o petróleo, carvão e gás natural. Eles irão criar um cartaz ou um infográfico que apresente cada uma dessas fontes de energia e suas características.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Uso da Energia

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar como a energia é utilizada em residências, comunidades e cidades. Eles irão criar um cartaz ou um infográfico que apresente diferentes formas de uso da energia e como podemos utilizá-la de forma consciente e sustentável.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e apresentar os cartazes e infográficos criados em cada estação. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o tema e como podem contribuir para o uso consciente e sustentável da energia em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das fontes de energia renovável e não renovável.
  • Identificação correta das diferentes formas de uso da energia.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos cartazes e infográficos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e despertar a curiosidade dos alunos.
  • Orientar a pesquisa dos alunos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
  • Incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em cada estação.
  • Criar cartazes ou infográficos claros e criativos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.