Aula sobre Energia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A energia está presente em todos os lugares e é fundamental para o funcionamento de tudo que nos rodeia. Desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos, estamos utilizando diferentes formas de energia. A energia pode ser encontrada em fontes renováveis, como a energia solar e a eólica, ou em fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão. É importante que os estudantes compreendam a importância de identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia, a fim de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para desenvolver o mapa conceitual sobre o tema, permitindo que os alunos construam seu próprio conhecimento e desenvolvam habilidades de identificação e classificação de diferentes fontes e tipos de energia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de energia e suas diferentes formas. Em seguida, apresente exemplos práticos de diferentes fontes de energia, como energia solar, eólica, hidráulica, nuclear, petróleo e carvão. Explique também a diferença entre fontes renováveis e não renováveis de energia.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema, que pode ser enviado previamente pelo professor. O vídeo deve conter informações sobre diferentes fontes e tipos de energia, com exemplos práticos e didáticos.Etapa 3 - Construção do Mapa Conceitual
Os alunos deverão construir um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve conter informações sobre diferentes fontes e tipos de energia, e deve ser construído em grupos de 3 a 4 alunos.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as sub-ideias, e como elas se relacionam. Estimule a discussão entre os grupos e a turma, a fim de esclarecer dúvidas e promover a construção coletiva do conhecimento.Etapa 5 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de diferentes fontes e tipos de energia, como a utilização de energia solar em residências, a utilização de energia eólica em parques eólicos, entre outros. Os alunos também podem apresentar exemplos práticos que tenham pesquisado previamente.Etapa 6 - Reflexão e Encerramento
Estimule a reflexão sobre a importância de identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia, a fim de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Encerre a aula reforçando os principais conceitos e ideias trabalhados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de identificação e classificação de diferentes fontes e tipos de energia
- Estimular a construção coletiva do conhecimento
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável
Critérios de avaliação
- Construção do mapa conceitual de forma clara e organizada
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais
- Identificação e classificação correta de diferentes fontes e tipos de energia
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável
- Estimular a discussão em grupo e a apresentação dos mapas conceituais
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema
- Construir o mapa conceitual em grupo
- Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.