Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis pela formação de cidades, vilas e povoados, além de terem influenciado a cultura e a sociedade da época. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa por meio da metodologia ativa Design Sprint. Eles irão criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula contextualizando o tema e dialogando com a atualidade. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Você irá apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais informações e conceitos. Eles irão compartilhar seus mapas mentais com a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre eles.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher as informações mais importantes e relevantes para o tema e irão organizá-las em um mapa conceitual. Eles irão discutir em grupo sobre as escolhas feitas e justificar suas decisões.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o tema, utilizando as informações e conceitos selecionados na etapa anterior. Eles irão trabalhar em grupos e utilizar ferramentas digitais ou manuais para criar o infográfico.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir sobre as escolhas feitas e a efetividade do infográfico em transmitir as informações sobre o tema. Eles irão avaliar o trabalho dos colegas e dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em selecionar e organizar informações relevantes sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Seleção e organização das informações relevantes sobre o tema.
  • Criatividade e efetividade na criação do infográfico.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do infográfico.
  • Feedbacks construtivos para os colegas.

Ações do professor

  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos durante o processo de criação do infográfico.
  • Avaliar o trabalho dos alunos de forma justa e objetiva.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e sua importância na formação histórico-geográfica do território da América portuguesa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Selecionar e organizar as informações relevantes sobre o tema.
  • Criar um infográfico criativo e efetivo.
  • Dar feedbacks construtivos para os colegas.
  • Refletir sobre o tema e sua importância na formação histórico-geográfica do território da América portuguesa.