Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. A produção de açúcar era realizada em grandes propriedades rurais, chamadas de engenhos, que utilizavam mão de obra escrava para a realização das atividades. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa, bem como sobre as condições de vida dos escravos que trabalhavam nesses locais. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá permitir que os alunos desenvolvam um mapa de empatia para entender melhor as condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia do Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Você irá orientar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma. Estimule a participação de todos os alunos e faça perguntas para aprofundar o debate.

  5. Etapa 5 - Análise de mapas históricos

    Você irá apresentar mapas históricos que mostram a distribuição dos engenhos de açúcar na América portuguesa. Os alunos irão analisar os mapas e identificar as principais regiões produtoras de açúcar.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações apresentadas nos mapas históricos. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a empatia e a compreensão das condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em analisar e interpretar mapas históricos.
  • Participação dos alunos nos debates em grupo.
  • Síntese e compreensão dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia do Design Thinking.
  • Orientar a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos nos debates em grupo.
  • Apresentar os mapas históricos e orientar a análise pelos alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Analisar e interpretar mapas históricos.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo para a turma.
  • Participar da síntese dos principais pontos discutidos na aula.