Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis pela formação de cidades, vilas e povoados, além de terem influenciado a cultura e a sociedade da época. Para contextualizar o tema, você pode apresentar imagens de engenhos de açúcar, mapas históricos da época e exemplos de como essa atividade econômica influenciou a vida dos habitantes da época. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um tema específico sobre os engenhos de açúcar na América portuguesa.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema que lhe foi atribuído. As perguntas devem ser objetivas e ter apenas uma resposta correta, enquanto as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo com as perguntas e afirmações criadas anteriormente. O jogo deve ter um objetivo claro e ser fácil de entender.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar como jogá-lo. Os demais alunos irão jogar e responder as perguntas e afirmações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como o tema dos engenhos de açúcar influenciou a formação do território da América portuguesa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórica por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia da gamificação.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações objetivas e de qualidade.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Analisar criticamente o tema e contribuir para a conclusão da aula.