Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis pela formação de cidades, vilas e povoados, além de terem influenciado a cultura e a sociedade da época. Para contextualizar o tema, você pode apresentar imagens de engenhos de açúcar, mapas históricos da época e exemplos de como essa atividade econômica influenciou a vida dos habitantes da época. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um tema específico sobre os engenhos de açúcar na América portuguesa.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema que lhe foi atribuído. As perguntas devem ser objetivas e ter apenas uma resposta correta, enquanto as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.Etapa 4 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo com as perguntas e afirmações criadas anteriormente. O jogo deve ter um objetivo claro e ser fácil de entender.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar como jogá-lo. Os demais alunos irão jogar e responder as perguntas e afirmações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como o tema dos engenhos de açúcar influenciou a formação do território da América portuguesa.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise histórica por meio de mapas históricos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de análise crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e explicar a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a participação ativa na discussão em grupo.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo.
- Criar perguntas e afirmações objetivas e de qualidade.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Analisar criticamente o tema e contribuir para a conclusão da aula.