Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis pela formação de cidades, vilas e povoados, além de terem influenciado a cultura e a sociedade da época. Nesta aula, os alunos irão analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar os alunos sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um subtema relacionado aos engenhos de açúcar na América portuguesa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar uma apresentação de 5 minutos sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua pesquisa para a turma utilizando o modelo de debate crítico (MDC). Os demais grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por rúbrica.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e como elas se relacionam com o tema principal da aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e como ele se relaciona com a história e a geografia da América portuguesa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a aula utilizando o template de avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórico-geográfica por meio de mapas históricos.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza na apresentação do subtema escolhido.
  • Relação do subtema com o tema principal da aula.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Utilização correta do modelo de debate crítico (MDC).
  • Avaliação crítica das apresentações dos demais grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar os alunos.
  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na pesquisa e na apresentação oral.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema relacionado aos engenhos de açúcar na América portuguesa.
  • Pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar uma apresentação de 5 minutos.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o template de avaliação por rubrica.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Avaliar a aula utilizando o template de avaliação por rubrica.