Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis por moldar a paisagem e a sociedade da região, além de terem influenciado a formação histórico-geográfica do território brasileiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia utilizada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Mapas históricos
Os alunos irão analisar mapas históricos da América portuguesa e identificar a localização dos engenhos de açúcar. Em seguida, irão discutir em grupo sobre a importância desses engenhos na formação do território.Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo documentário
Os alunos irão assistir a um vídeo documentário sobre a produção de açúcar nos engenhos da América portuguesa. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as condições de trabalho dos escravos nas plantações de açúcar.Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de tabuleiro
Os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula a produção de açúcar nos engenhos da América portuguesa. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas pelos produtores de açúcar para maximizar seus lucros.Etapa 5 - Discussão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de mapas históricos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a formação histórico-geográfica do território brasileiro.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de análise e interpretação de mapas históricos.
- Reflexão crítica sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Analisar e interpretar mapas históricos.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Refletir criticamente sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.