Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis por moldar a paisagem e a sociedade da região, além de terem influenciado a formação histórico-geográfica do território brasileiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Em seguida, irá explicar a metodologia utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapas históricos

    Os alunos irão analisar mapas históricos da América portuguesa e identificar a localização dos engenhos de açúcar. Em seguida, irão discutir em grupo sobre a importância desses engenhos na formação do território.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo documentário

    Os alunos irão assistir a um vídeo documentário sobre a produção de açúcar nos engenhos da América portuguesa. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as condições de trabalho dos escravos nas plantações de açúcar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de tabuleiro

    Os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula a produção de açúcar nos engenhos da América portuguesa. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas pelos produtores de açúcar para maximizar seus lucros.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de mapas históricos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a formação histórico-geográfica do território brasileiro.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e interpretação de mapas históricos.
  • Reflexão crítica sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e interpretar mapas históricos.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Refletir criticamente sobre a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.