Aula sobre Engenhos Acucar America Portuguesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os engenhos de açúcar foram uma das principais atividades econômicas da América portuguesa durante o período colonial. Eles foram responsáveis pela formação de cidades, vilas e povoados, além de terem influenciado a cultura e a sociedade da época. Para contextualizar o tema, você pode apresentar imagens de engenhos de açúcar, mapas históricos da época e exemplos de como essa atividade econômica influenciou a vida dos habitantes da época. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa. Apresente exemplos práticos e imagens para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre o tema antes da aula. Você pode disponibilizar o material em uma plataforma online ou enviar por e-mail. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode disponibilizar um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem ou deixar que eles criem livremente. O objetivo é que os alunos organizem as informações e relacionem os conceitos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Você pode escolher alguns alunos para apresentar ou deixar que todos apresentem. O objetivo é que os alunos compartilhem suas ideias e aprendam com os colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Você irá conduzir uma discussão em grupo sobre o tema, utilizando os mapas conceituais como base. O objetivo é que os alunos aprofundem o conhecimento sobre o tema e tirem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a socialização e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa.
  • Disponibilizar o material para a Sala de Aula Invertida.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto antes da aula.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.