Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o alfabeto em Inglês e como pronunciar as letras de forma correta. Isso é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão auditiva em inglês.

Para tornar a aula mais envolvente, a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada.


  1. Etapa 1 - Foco no alfabeto em Inglês

    Inicie com uma breve apresentação sobre o alfabeto em Inglês e suas diferenças em relação ao alfabeto em português. Mostre visualmente o alfabeto, apontando para cada letra e pronunciando-a.

    Em seguida, solicite aos alunos que apontem as letras em ordem.

    Você também pode apresentar exemplos de como o alfabeto é utilizado em situações cotidianas, como em aeroportos (registrando nomes em inglês), em músicas e em vídeos na internet.


  2. Etapa 2 - Atividade prática

    Os alunos serão divididos em grupos de três e cada grupo receberá uma folha de papel com o alfabeto em Inglês. Em seguida, os alunos terão a tarefa de criar palavras que começam com cada letra e escrever a pronúncia correta ao lado de cada palavra.

    Durante a atividade, circule pela sala, auxiliando os alunos e encorajando-os a pronunciar as palavras corretamente.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um modelo da dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

    Nesta etapa, explique a importância dessa ferramenta de avaliação e como ela pode ajudar a desenvolver a habilidade em reconhecer as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em Inglês e Português.

    Os alunos devem apresentar seus modelos para a turma e discutir suas escolhas.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua folha com as palavras criadas e sua pronúncia correta. O professor pode utilizar essa etapa para fazer correções e ajudar os alunos a melhorar suas pronúncias.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    O professor deve encerrar a aula com uma breve reflexão sobre o aprendizado dos alunos e a importância da habilidade em reconhecer as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e português.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em Inglês e Português.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a aula mais envolvente e participativa.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação do aluno.

Critérios de avaliação

  • Correção na pronúncia das palavras em Inglês.
  • Capacidade de reconhecer as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em Inglês e português.
  • Participação na atividade em grupo.
  • Qualidade do modelo criado para a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação das palavras e pronúncias criadas em grupo.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer correções na pronúncia das palavras em Inglês.
  • Incentivar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar palavras em Inglês que começam com cada letra do alfabeto.
  • Escrever a pronúncia correta ao lado de cada palavra.
  • Desenvolver em grupo um modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as palavras e pronúncias criadas em grupo.