Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O alfabeto em Inglês é uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos a estudar a língua.

Ele é composto por 26 letras, sendo cinco vogais e 21 consoantes.

Além disso, saber pronunciar cada letra é essencial para a comunicação oral em Inglês.

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, para os alunos entenderem melhor a pronúncia de cada letra do alfabeto em Inglês.


  1. Etapa 1 - Entender

    Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que é o alfabeto em Inglês e se eles são capazes de pronunciar todas as letras. Em seguida, projete na lousa uma imagem do alfabeto em Inglês e solicite que cada aluno pronuncie uma letra.

    Você deve corrigir a pronúncia, quando necessário.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de três ou quatro e forneça uma cópia do alfabeto em Inglês para cada grupo. Peça que eles repitam o exercício anterior, mas dessa vez em grupo, e que tentem promover uma discussão entre eles para descobrir a pronúncia correta de cada letra.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um dos integrantes para apresentar a pronúncia correta de uma letra do alfabeto em Inglês. Todos os outros alunos devem dar feedback sobre a pronúncia apresentada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nesta etapa, cada grupo deve criar um mini-dicionário com dez palavras em Inglês de sua escolha, utilizando todas as letras do alfabeto em Inglês. Os grupos devem incluir a pronúncia correta de cada letra em cada palavra.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu mini-dicionário para a turma e ler em voz alta todas as palavras, enfatizando a pronúncia correta de cada letra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Estimular a cooperação e a discussão em grupo para aprimorar o aprendizado.
  • Promover a criatividade dos alunos ao criar um mini-dicionário.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do Design Sprint
  • Pronúncia correta de cada letra do alfabeto em Inglês
  • Inclusão de todas as letras do alfabeto em Inglês no mini-dicionário
  • Correta pronúncia de todas as palavras no mini-dicionário
  • Participação na discussão em grupo sobre a pronúncia correta de cada letra do alfabeto em Inglês

Ações do professor

  • Proporcionar materiais necessários para o desenvolvimento da atividade
  • Corrigir a pronúncia dos alunos quando necessário
  • Incentivar os alunos a participar de todas as etapas do Design Sprint
  • Estimular a cooperação e a discussão entre os grupos
  • Dar feedback sobre a pronúncia correta de cada letra do alfabeto em Inglês

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint
  • Tentar pronunciar corretamente todas as letras do alfabeto em Inglês
  • Cooperar e promover a discussão em grupo
  • Criar um mini-dicionário com palavras em Inglês incluindo todas as letras do alfabeto em Inglês
  • Apresentar o mini-dicionário para a turma e ler em voz alta as palavras, enfatizando a pronúncia correta de cada letra.