Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O alfabeto é um dos primeiros passos na jornada do aprendizado da língua inglesa.

Ele é composto por 26 letras e a pronúncia delas é um pouco diferente das mesmas letras em português.

Nesta atividade, os alunos irão aprender a pronunciar corretamente as letras do alfabeto em Inglês e criar um mapa de empatia, ferramenta da metodologia ativa Design Thinking para identificar como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduzir o tema e peça que os alunos falem o nome das letras do alfabeto em Inglês.

    É importante que os alunos se sintam confortáveis em praticar a pronúncia e perceber as semelhanças e diferenças com a pronúncia portuguesa.

    Apresente a pronúncia correta de cada letra e corrija, se necessário.


  2. Etapa 2 - Prática da pronúncia

    Em pequenos grupos, os alunos devem praticar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês. Circule pela sala e ajude os alunos individualmente.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia em que identifiquem como podem utilizar o conhecimento sobre as letras do alfabeto em Inglês em situações do cotidiano.

    Ajude os estudantes a identificarem situações nas quais o conhecimento do alfabeto seja importante, como para soletrar o próprio nome durante uma hospedagem.

    Os campos a serem preenchidos são: _"O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos"_.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento do mapa de empatia

    Cada grupo deve compartilhar seu mapa de empatia com a turma. Professor, incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Jogo de pronúncia

    Divida a turma em dois grupos e faça um jogo de pronúncia. Cada grupo deve falar a pronúncia de uma letra do alfabeto em Inglês e o grupo adversário deve identificar e escrever qual letra é. O grupo que acertar mais letras, ganha o jogo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha como tarefa para casa escrever um pequeno parágrafo com palavras que tenham as letras do alfabeto em Inglês aprendidas na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição construtiva no jogo de pronúncia.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Fornecer exemplos práticos para auxiliar no entendimento dos alunos.

Ações do aluno

  • Praticar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês.
  • Criar um mapa de empatia sobre como utilizar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.
  • Participar do jogo de pronúncia com contribuições construtivas.