Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o alfabeto em Inglês e a pronúncia de cada letra. Esta habilidade é essencial para o desenvolvimento da leitura, escrita e comunicação em Inglês.

Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia de rotação por estações. A ideia é que os estudantes se dividam em grupos e realizem atividades em diferentes estações, visando aprimorar a pronúncia das letras em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e contextualize a importância da pronúncia correta das letras em Inglês.

    Em seguida, apresente o alfabeto em Inglês e faça a pronúncia de cada letra.

    Os alunos devem acompanhar e reproduzir a pronúncia individualmente.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Jogo da Memória

    Os alunos serão divididos em dois grupos, e cada grupo irá jogar o jogo da memória com as letras do alfabeto em Inglês.

    O jogo consiste em um conjunto de cartas com as letras do alfabeto e a pronúncia correta em Inglês na parte de trás. O objetivo é encontrar os pares de cartas corretos, incentivando a memorização das letras e a associação com a pronúncia.

    Estação 2 - Karaokê

    O objetivo desta estação é aprimorar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês por meio de uma atividade lúdica e musical. Os alunos irão cantar uma música que enfatize determinadas letras do alfabeto, acompanhando a letra na tela ou em um material impresso fornecido pelo professor. A atividade permitirá que os alunos pratiquem a pronúncia das letras em um ambiente descontraído e divertido.

    Estação 3 - Ditado

    Na última estação, os alunos irão praticar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês por meio de um ditado.

    Professor, dite uma letra específica em Inglês, e os alunos terão que escrevê-la corretamente e pronunciá-la corretamente em voz alta. A atividade permitirá que os alunos pratiquem a pronúncia das letras em um contexto lúdico.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Encerre reforçando a importância da pronúncia correta das letras em Inglês na comunicação e aprendizagem da língua, além de oferecer um feedback sobre o desempenho dos alunos durante as atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • Proporcionar uma abordagem lúdica e dinâmica no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
  • Desenvolver a habilidade de leitura e escrita em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Prática da pronúncia de cada letra em Inglês.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Ortografia correta das palavras ditadas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Organizar as estações e materiais de apoio para as atividades.
  • Oferecer feedbacks orais durante e no encerramento das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Praticar a pronúncia das letras em Inglês.
  • Escrever as palavras ditadas pelo professor corretamente em Inglês.