Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia de rotação por estações. A ideia é que os estudantes se dividam em grupos e realizem atividades em diferentes estações, visando aprimorar a pronúncia das letras em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e contextualize a importância da pronúncia correta das letras em Inglês.Em seguida, apresente o alfabeto em Inglês e faça a pronúncia de cada letra.
Os alunos devem acompanhar e reproduzir a pronúncia individualmente.
Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Jogo da Memória
Os alunos serão divididos em dois grupos, e cada grupo irá jogar o jogo da memória com as letras do alfabeto em Inglês.
O jogo consiste em um conjunto de cartas com as letras do alfabeto e a pronúncia correta em Inglês na parte de trás. O objetivo é encontrar os pares de cartas corretos, incentivando a memorização das letras e a associação com a pronúncia.
Estação 2 - Karaokê
O objetivo desta estação é aprimorar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês por meio de uma atividade lúdica e musical. Os alunos irão cantar uma música que enfatize determinadas letras do alfabeto, acompanhando a letra na tela ou em um material impresso fornecido pelo professor. A atividade permitirá que os alunos pratiquem a pronúncia das letras em um ambiente descontraído e divertido.
Estação 3 - Ditado
Na última estação, os alunos irão praticar a pronúncia das letras do alfabeto em Inglês por meio de um ditado.
Professor, dite uma letra específica em Inglês, e os alunos terão que escrevê-la corretamente e pronunciá-la corretamente em voz alta. A atividade permitirá que os alunos pratiquem a pronúncia das letras em um contexto lúdico.
Etapa 3 - Conclusão
Encerre reforçando a importância da pronúncia correta das letras em Inglês na comunicação e aprendizagem da língua, além de oferecer um feedback sobre o desempenho dos alunos durante as atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
- Proporcionar uma abordagem lúdica e dinâmica no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
- Desenvolver a habilidade de leitura e escrita em Inglês.
Critérios de avaliação
- Prática da pronúncia de cada letra em Inglês.
- Participação nas atividades em grupo.
- Ortografia correta das palavras ditadas pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Organizar as estações e materiais de apoio para as atividades.
- Oferecer feedbacks orais durante e no encerramento das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Praticar a pronúncia das letras em Inglês.
- Escrever as palavras ditadas pelo professor corretamente em Inglês.