Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o alfabeto em Inglês e como pronunciar cada letra.

O alfabeto em Inglês é semelhante ao alfabeto em português, mas existem diferenças na pronúncia das letras. É importante que os alunos compreendam que a pronúncia correta é fundamental para a comunicação eficaz em inglês.

A metodologia de sala de aula invertida será utilizada nesta aula, para que o aluno trabalhe em equipe e crie um modelo, que deve ser usado ​​para avaliar a sua própria compreensão do tópico e para compartilhar a sua experiência com a turma.


  1. Etapa 1 - Antes do dia da atividade

    Os alunos assistem a um vídeo sobre o alfabeto em Inglês, disponibilizado previamente pelo professor.

  2. Etapa 2 - No dia da atividade

    Introduza o tópico e apresente o objetivo da aula.

    Em seguida, os alunos devem discutir semelhanças e diferenças entre o alfabeto em Inglês e em Português.

    Professor, observe e verifique se os alunos entenderam a pronúncia correta das letras.


  3. Etapa 3 -

    Os estudantes, individualmente, devem pronunciar cada letra do alfabeto em Inglês, corretamente. Professor, circule pela sala de aula e ajude os alunos com dificuldades.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos trabalham em grupos para preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".

    Explique que a Dinâmica dos 3 Qs é uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade, e que será usada para compartilhar a experiência com a turma.


  5. Etapa 5 -

    Os grupos apresentam seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

    Professor, lidere uma discussão para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto.


  6. Etapa 6 -

    Os alunos fazem uma atividade de pronúncia em grupo, em que devem pronunciar corretamente as letras do alfabeto em Inglês.

    Professor, observe e ajude os alunos com dificuldades.


  7. Etapa 7 -

    Conclua a aula, reforçando o objetivo da atividade e a importância da pronúncia correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em diferentes línguas.
  • Estimular o trabalho em equipe por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer com que os alunos compreendam a importância da pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão clara da pronúncia correta de cada letra do alfabeto em Inglês.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
  • Pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na pronúncia correta das letras.
  • Estimular o trabalho em equipe por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Liderar a discussão em grupo para ajudar os alunos a compreender melhor o assunto.
  • Observar e ajudar os alunos que apresentarem dificuldades na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Pesquisar e assistir ao vídeo sobre a pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
  • Pronunciar corretamente as letras do alfabeto em Inglês durante a atividade em grupo.
  • Compartilhar a sua experiência com a turma por meio da Dinâmica dos 3 Qs.