Aula sobre English Alphabet How To Pronounce Letters Alfabeto Ingles
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O alfabeto em Inglês é semelhante ao alfabeto em português, mas existem diferenças na pronúncia das letras. É importante que os alunos compreendam que a pronúncia correta é fundamental para a comunicação eficaz em inglês.
A metodologia de sala de aula invertida será utilizada nesta aula, para que o aluno trabalhe em equipe e crie um modelo, que deve ser usado para avaliar a sua própria compreensão do tópico e para compartilhar a sua experiência com a turma.
Etapa 1 - Antes do dia da atividade
Os alunos assistem a um vídeo sobre o alfabeto em Inglês, disponibilizado previamente pelo professor.Etapa 2 - No dia da atividade
Introduza o tópico e apresente o objetivo da aula.Em seguida, os alunos devem discutir semelhanças e diferenças entre o alfabeto em Inglês e em Português.
Professor, observe e verifique se os alunos entenderam a pronúncia correta das letras.
Etapa 3 -
Os estudantes, individualmente, devem pronunciar cada letra do alfabeto em Inglês, corretamente. Professor, circule pela sala de aula e ajude os alunos com dificuldades.Etapa 4 -
Os alunos trabalham em grupos para preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".Explique que a Dinâmica dos 3 Qs é uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade, e que será usada para compartilhar a experiência com a turma.
Etapa 5 -
Os grupos apresentam seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.Professor, lidere uma discussão para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto.
Etapa 6 -
Os alunos fazem uma atividade de pronúncia em grupo, em que devem pronunciar corretamente as letras do alfabeto em Inglês.Professor, observe e ajude os alunos com dificuldades.
Etapa 7 -
Conclua a aula, reforçando o objetivo da atividade e a importância da pronúncia correta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em diferentes línguas.
- Estimular o trabalho em equipe por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer com que os alunos compreendam a importância da pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Compreensão clara da pronúncia correta de cada letra do alfabeto em Inglês.
- Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
- Pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na pronúncia correta das letras.
- Estimular o trabalho em equipe por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
- Liderar a discussão em grupo para ajudar os alunos a compreender melhor o assunto.
- Observar e ajudar os alunos que apresentarem dificuldades na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Pesquisar e assistir ao vídeo sobre a pronúncia correta das letras do alfabeto em Inglês.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
- Pronunciar corretamente as letras do alfabeto em Inglês durante a atividade em grupo.
- Compartilhar a sua experiência com a turma por meio da Dinâmica dos 3 Qs.