Aula sobre Enquadramento Fotografico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O enquadramento fotográfico é uma técnica muito utilizada na fotografia e no cinema para compor a imagem e transmitir uma mensagem ao espectador. O enquadramento é responsável por delimitar o que será visto na imagem e como será visto. É importante que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na comunicação visual e como ele pode ser utilizado para transmitir diferentes mensagens. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O enquadramento fotográfico é uma técnica muito utilizada na fotografia e no cinema para compor a imagem e transmitir uma mensagem ao espectador. O enquadramento é responsável por delimitar o que será visto na imagem e como será visto. É importante que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na comunicação visual e como ele pode ser utilizado para transmitir diferentes mensagens. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é o enquadramento fotográfico e sua importância na comunicação visual. É interessante apresentar exemplos de fotografias com diferentes enquadramentos e discutir como cada um transmite uma mensagem diferente.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema aos alunos, como, por exemplo: "Você precisa fotografar um objeto para uma campanha publicitária. Como você escolheria o enquadramento para transmitir a mensagem desejada?". Os alunos devem discutir em grupo e apresentar suas soluções.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como eles podem ser utilizados para transmitir diferentes mensagens. Disponibilize materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles avaliem a atividade e identifiquem o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que precisa ser trabalhado.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas soluções para o problema proposto na etapa 2 e discutir como utilizaram o enquadramento fotográfico para transmitir a mensagem desejada. Eles também devem apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e discutir como ele pode ser utilizado para avaliar outras atividades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando a importância do enquadramento fotográfico na comunicação visual e como ele pode ser utilizado para transmitir diferentes mensagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de enquadramento fotográfico.
  • Capacidade de utilizar o enquadramento para transmitir uma mensagem desejada.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criatividade na solução do problema proposto.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de enquadramento fotográfico e sua importância na comunicação visual.
  • Propor um problema para os alunos resolverem em grupo.
  • Disponibilizar materiais de apoio para pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico.
  • Criar soluções criativas para o problema proposto.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as soluções e avaliar a atividade utilizando o modelo.