Aula sobre Enquadramento Fotografico

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O enquadramento fotográfico é uma técnica fundamental para a fotografia, cinema e outras artes visuais. É a maneira como o assunto é posicionado dentro do quadro, e pode mudar completamente a mensagem que a imagem transmite. É possível encontrar exemplos de enquadramento em filmes, fotografias, vídeos e até mesmo em publicidade. Nesta atividade, os alunos aprenderão a importância do enquadramento e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos visuais. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O enquadramento fotográfico é uma técnica fundamental para a fotografia, cinema e outras artes visuais. É a maneira como o assunto é posicionado dentro do quadro, e pode mudar completamente a mensagem que a imagem transmite. É possível encontrar exemplos de enquadramento em filmes, fotografias, vídeos e até mesmo em publicidade. Nesta atividade, os alunos aprenderão a importância do enquadramento e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos visuais. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do enquadramento fotográfico e sua importância nas artes visuais. Serão mostrados exemplos de diferentes tipos de enquadramento, como o plano geral, plano médio, close-up, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a importância do enquadramento em diferentes situações, como em um filme de terror, em um comercial de televisão, em uma foto de família, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão usar exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Proponha algumas problemáticas sobre o assunto para que os alunos consigam desenvolver durante a construção do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando como o enquadramento pode ser usado para criar diferentes efeitos visuais e como eles aplicaram essa técnica em seus exemplos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão escolher um objeto ou uma pessoa e tirar três fotos com diferentes enquadramentos. Eles deverão analisar como cada enquadramento muda a mensagem que a imagem transmite.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as fotos que tiraram e como cada enquadramento mudou a mensagem da imagem.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância do enquadramento fotográfico e como ele pode ser usado para criar diferentes efeitos visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
  • Qualidade das fotos tiradas pelos alunos e análise dos diferentes enquadramentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um diário de bordo com qualidade.
  • Tirar fotos com diferentes enquadramentos e analisar a mensagem que cada uma transmite.