Aula sobre Enquadramento Fotografico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O enquadramento fotográfico é uma técnica fundamental na fotografia, que consiste em escolher o melhor ângulo e posição para capturar uma imagem. É uma habilidade importante para qualquer pessoa que queira tirar fotos de qualidade, seja para fins pessoais ou profissionais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como utilizá-los para criar imagens mais interessantes e impactantes. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O enquadramento fotográfico é uma técnica fundamental na fotografia, que consiste em escolher o melhor ângulo e posição para capturar uma imagem. É uma habilidade importante para qualquer pessoa que queira tirar fotos de qualidade, seja para fins pessoais ou profissionais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como utilizá-los para criar imagens mais interessantes e impactantes. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância do enquadramento fotográfico. Serão mostrados exemplos de fotos com diferentes tipos de enquadramento para que os alunos possam entender a diferença entre eles.

  3. Etapa 3 - Tipos de enquadramento

    Os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico, como plano geral, plano médio, close-up, entre outros. Mostre exemplos de cada tipo de enquadramento e explique suas características e quando é mais adequado utilizá-los.

  4. Etapa 4 - Exercício prático

    Os alunos irão praticar o que aprenderam, utilizando seus celulares ou câmeras fotográficas para tirar fotos com diferentes tipos de enquadramento. Oriente e dê dicas para poderem obter melhores resultados.

  5. Etapa 5 - Seleção das melhores fotos

    Os alunos irão selecionar as melhores fotos que tiraram e apresentá-las para a turma. Comente sobre cada foto, destacando os pontos positivos e dando sugestões para melhorias.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de design sprint

    Os alunos irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão aplicar o que aprenderam sobre enquadramento fotográfico para criar um projeto fotográfico utilizando o modelo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos projetos

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma, explicando como aplicaram os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como utilizaram o modelo de design sprint.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a importância do enquadramento fotográfico e como a metodologia ativa Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver habilidades práticas em fotografia e design sprint.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos diferentes tipos de enquadramento fotográfico.
  • Criatividade e originalidade na criação do projeto fotográfico.
  • Aplicação correta do modelo de design sprint.
  • Participação ativa e colaborativa durante as atividades em sala.
  • Qualidade da apresentação final do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do enquadramento fotográfico.
  • Orientar os alunos durante o exercício prático.
  • Comentar sobre as fotos selecionadas pelos alunos e dar sugestões para melhorias.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância do enquadramento fotográfico e como a metodologia ativa Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala.
  • Praticar os diferentes tipos de enquadramento fotográfico durante o exercício prático.
  • Selecionar as melhores fotos para apresentação.
  • Criar um projeto fotográfico utilizando o modelo de design sprint.
  • Apresentar o projeto final para a turma.