Aula sobre Enquadramento Fotografico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O enquadramento fotográfico é uma técnica importante para a composição de imagens e pode ser encontrada em diversas áreas, como publicidade, cinema, televisão, entre outras. É fundamental que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na construção de uma imagem e como ele pode influenciar na mensagem que se quer transmitir. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O enquadramento fotográfico é uma técnica importante para a composição de imagens e pode ser encontrada em diversas áreas, como publicidade, cinema, televisão, entre outras. É fundamental que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na construção de uma imagem e como ele pode influenciar na mensagem que se quer transmitir. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do enquadramento fotográfico na construção de imagens. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo receberá uma imagem e deverá discutir sobre o enquadramento utilizado na foto. Eles deverão identificar os elementos presentes na imagem, a posição da câmera e os efeitos produzidos pelo enquadramento.Etapa 4 - Debate em sala
Os grupos apresentarão suas análises para a turma e haverá um debate sobre as diferentes escolhas de enquadramento e seus efeitos na mensagem transmitida pela imagem.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação
Os alunos, em grupo, criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o enquadramento fotográfico. Eles deverão considerar os elementos discutidos na etapa anterior.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo para a turma e haverá uma discussão sobre os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Prática
Os alunos, individualmente ou em duplas, deverão fotografar um objeto ou uma cena utilizando diferentes enquadramentos. Eles deverão escolher o enquadramento que melhor transmita a mensagem que desejam passar.Etapa 8 - Apresentação das fotos
Os alunos apresentarão suas fotos para a turma e haverá uma discussão sobre os diferentes enquadramentos utilizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e avaliar critérios para o enquadramento fotográfico.
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos por meio da fotografia.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos presentes na imagem.
- Análise adequada dos efeitos produzidos pelo enquadramento.
- Criação de critérios claros e objetivos para avaliar o enquadramento fotográfico.
- Utilização adequada dos diferentes enquadramentos na prática fotográfica.
- Capacidade de transmitir a mensagem desejada por meio do enquadramento escolhido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
- Mediar o debate em sala.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação.
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos na prática fotográfica.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Fotografar um objeto ou cena utilizando diferentes enquadramentos.
- Apresentar suas fotos para a turma.
- Participar dos debates em sala.