Aula sobre Enquadramento Fotografico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O enquadramento fotográfico é uma técnica importante para a composição de imagens e pode ser encontrada em diversas áreas, como publicidade, cinema, televisão, entre outras. É fundamental que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na construção de uma imagem e como ele pode influenciar na mensagem que se quer transmitir. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O enquadramento fotográfico é uma técnica importante para a composição de imagens e pode ser encontrada em diversas áreas, como publicidade, cinema, televisão, entre outras. É fundamental que os estudantes compreendam a importância do enquadramento na construção de uma imagem e como ele pode influenciar na mensagem que se quer transmitir. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do enquadramento fotográfico na construção de imagens. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo receberá uma imagem e deverá discutir sobre o enquadramento utilizado na foto. Eles deverão identificar os elementos presentes na imagem, a posição da câmera e os efeitos produzidos pelo enquadramento.

  4. Etapa 4 - Debate em sala

    Os grupos apresentarão suas análises para a turma e haverá um debate sobre as diferentes escolhas de enquadramento e seus efeitos na mensagem transmitida pela imagem.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação

    Os alunos, em grupo, criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o enquadramento fotográfico. Eles deverão considerar os elementos discutidos na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo para a turma e haverá uma discussão sobre os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Prática

    Os alunos, individualmente ou em duplas, deverão fotografar um objeto ou uma cena utilizando diferentes enquadramentos. Eles deverão escolher o enquadramento que melhor transmita a mensagem que desejam passar.

  8. Etapa 8 - Apresentação das fotos

    Os alunos apresentarão suas fotos para a turma e haverá uma discussão sobre os diferentes enquadramentos utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e avaliar critérios para o enquadramento fotográfico.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos por meio da fotografia.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos presentes na imagem.
  • Análise adequada dos efeitos produzidos pelo enquadramento.
  • Criação de critérios claros e objetivos para avaliar o enquadramento fotográfico.
  • Utilização adequada dos diferentes enquadramentos na prática fotográfica.
  • Capacidade de transmitir a mensagem desejada por meio do enquadramento escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
  • Mediar o debate em sala.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos na prática fotográfica.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Fotografar um objeto ou cena utilizando diferentes enquadramentos.
  • Apresentar suas fotos para a turma.
  • Participar dos debates em sala.