Aula sobre Enquadramento Fotografico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O enquadramento fotográfico é uma técnica utilizada para compor a imagem para transmitir uma mensagem específica. É uma habilidade importante para fotógrafos, cineastas e designers gráficos, mas também é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa que queira capturar momentos importantes em sua vida. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes e impactantes. Eles também criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O enquadramento fotográfico é uma técnica utilizada para compor a imagem para transmitir uma mensagem específica. É uma habilidade importante para fotógrafos, cineastas e designers gráficos, mas também é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa que queira capturar momentos importantes em sua vida. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes e impactantes. Eles também criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é o enquadramento fotográfico e sua importância. Em seguida, apresente exemplos de diferentes tipos de enquadramento fotográfico, como o plano geral, o plano americano, o close-up, entre outros.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Os alunos assistirão a um vídeo curto sobre enquadramento fotográfico em casa. O vídeo deve explicar os diferentes tipos de enquadramento e mostrar exemplos práticos de como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Em sala, os alunos se dividirão em grupos para discutir o que aprenderam no vídeo e compartilhar exemplos de enquadramento fotográfico que encontraram em suas vidas cotidianas. Circule pela sala para ouvir as discussões e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo criará um mapa conceitual sobre enquadramento fotográfico, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser criado em papel sulfite e os alunos devem usar cores e imagens para torná-lo mais visual e atraente.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando como organizaram as ideias e quais foram as principais descobertas que fizeram durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Exercício prático

    Os alunos farão um exercício prático de enquadramento fotográfico em sala. Forneça objetos para serem fotografados e os alunos deverão experimentar diferentes tipos de enquadramento para criar imagens mais interessantes.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do enquadramento fotográfico e como ele pode ser usado para criar imagens mais impactantes e interessantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Criatividade e originalidade na criação das imagens fotográficas.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo sobre o mapa conceitual e as imagens fotográficas criadas pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre enquadramento fotográfico em casa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa conceitual sobre enquadramento fotográfico.
  • Experimentar diferentes tipos de enquadramento fotográfico durante o exercício prático.
  • Apresentar seu mapa conceitual para a turma.