Aula sobre Enquadramento Fotografico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O enquadramento fotográfico é uma técnica utilizada para compor a imagem para transmitir uma mensagem específica. É uma habilidade importante para fotógrafos, cineastas e designers gráficos, mas também é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa que queira capturar momentos importantes em sua vida. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes e impactantes. Eles também criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias sobre o assunto.
Etapa 1 - Contextualização
O enquadramento fotográfico é uma técnica utilizada para compor a imagem para transmitir uma mensagem específica. É uma habilidade importante para fotógrafos, cineastas e designers gráficos, mas também é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa que queira capturar momentos importantes em sua vida. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de enquadramento fotográfico e como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes e impactantes. Eles também criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é o enquadramento fotográfico e sua importância. Em seguida, apresente exemplos de diferentes tipos de enquadramento fotográfico, como o plano geral, o plano americano, o close-up, entre outros.Etapa 3 - Sala de aula invertida
Os alunos assistirão a um vídeo curto sobre enquadramento fotográfico em casa. O vídeo deve explicar os diferentes tipos de enquadramento e mostrar exemplos práticos de como eles podem ser usados para criar imagens mais interessantes.Etapa 4 - Discussão em grupo
Em sala, os alunos se dividirão em grupos para discutir o que aprenderam no vídeo e compartilhar exemplos de enquadramento fotográfico que encontraram em suas vidas cotidianas. Circule pela sala para ouvir as discussões e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 5 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo criará um mapa conceitual sobre enquadramento fotográfico, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser criado em papel sulfite e os alunos devem usar cores e imagens para torná-lo mais visual e atraente.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando como organizaram as ideias e quais foram as principais descobertas que fizeram durante a atividade.Etapa 7 - Exercício prático
Os alunos farão um exercício prático de enquadramento fotográfico em sala. Forneça objetos para serem fotografados e os alunos deverão experimentar diferentes tipos de enquadramento para criar imagens mais interessantes.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância do enquadramento fotográfico e como ele pode ser usado para criar imagens mais impactantes e interessantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Criatividade e originalidade na criação das imagens fotográficas.
Ações do professor
- Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
- Fornecer feedback construtivo sobre o mapa conceitual e as imagens fotográficas criadas pelos alunos.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre enquadramento fotográfico em casa.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa conceitual sobre enquadramento fotográfico.
- Experimentar diferentes tipos de enquadramento fotográfico durante o exercício prático.
- Apresentar seu mapa conceitual para a turma.