Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes mudanças políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos práticos e didáticos serão apresentados para os estudantes, a fim de tornar a aula mais envolvente e didática.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar aos alunos a Inglaterra do século XVII, suas particularidades político-sociais e a Revolução Gloriosa. Serão utilizados recursos audiovisuais e textos para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as principais informações sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa. Você irá orientar os alunos na criação do mapa mental.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um subtópico para aprofundar o conhecimento. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre cada subtópico para auxiliar na escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um esquema com as informações sobre o subtópico escolhido.Oriente os alunos na criação do esquema.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o esquema criado para a turma

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Qualidade do mapa mental e do esquema criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do esquema.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre a Inglaterra do século XVII e a Revolução Gloriosa.
  • Escolher um subtópico para aprofundar o conhecimento.
  • Criar um esquema com as informações sobre o subtópico escolhido.
  • Apresentar o esquema criado para a turma.