Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes mudanças políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico. Exemplos práticos serão apresentados para que os alunos possam compreender melhor o tema e sua relevância.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância da Inglaterra do século XVII para a história mundial. Apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor o contexto histórico e as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas percepções e compreender melhor o contexto histórico.Etapa 4 - Análise dos desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa
Os alunos irão analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa e como ela influenciou a história mundial. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos irão debater em grupo sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa e como ela influenciou a história mundial. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas percepções e compreender melhor o tema.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância da Inglaterra do século XVII para a história mundial.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação com base na participação e produção dos alunos durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar suas percepções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Compreensão do contexto histórico da Inglaterra do século XVII.
- Análise crítica dos desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da Inglaterra do século XVII para a história mundial.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Analisar criticamente os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.