Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes transformações políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor o assunto.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a Inglaterra do século XVII. Os alunos farão uma breve pesquisa sobre o assunto e compartilharão suas descobertas com a turma.Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Análise dos subtópicos
Os alunos irão analisar os subtópicos da aula, como a Guerra Civil Inglesa, a Revolução Gloriosa e a Monarquia Constitucional. Eles deverão preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes sobre cada subtópico.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram sobre os subtópicos. Eles deverão compartilhar suas descobertas e debater sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a discussão e esclarecer eventuais dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.Etapa 7 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do template de registro de aprendizagem.
- Qualidade das informações coletadas sobre os subtópicos.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Reflexão crítica no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Esclarecer eventuais dúvidas.
- Reforçar os principais pontos abordados na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem.
- Coletar informações sobre os subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar as descobertas do grupo para a turma.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.