Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes transformações políticas e sociais, que culminaram na Revolução Gloriosa. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a Inglaterra do século XVII. Os alunos farão uma breve pesquisa sobre o assunto e compartilharão suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Análise dos subtópicos

    Os alunos irão analisar os subtópicos da aula, como a Guerra Civil Inglesa, a Revolução Gloriosa e a Monarquia Constitucional. Eles deverão preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes sobre cada subtópico.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram sobre os subtópicos. Eles deverão compartilhar suas descobertas e debater sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a discussão e esclarecer eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade das informações coletadas sobre os subtópicos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Reflexão crítica no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Esclarecer eventuais dúvidas.
  • Reforçar os principais pontos abordados na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Coletar informações sobre os subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar as descobertas do grupo para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.