Aula sobre Entendendo A Inglaterra Do Seculo Xvii

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Inglaterra do século XVII foi um período de grandes transformações políticas e sociais, marcado pela Revolução Gloriosa e pela ascensão da monarquia parlamentar. Nesta aula, os alunos irão entender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, utilize a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Essa atividade irá estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.

Entendendo a Inglaterra do século XVII


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a Inglaterra do século XVII. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Os alunos deverão pesquisar e selecionar as informações mais relevantes sobre a Inglaterra do século XVII e transformá-las em perguntas e ações para o jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar as regras e as perguntas e ações relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os alunos irão jogar em grupo, utilizando os jogos criados pelos colegas. Você irá acompanhar e auxiliar os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e a importância da metodologia ativa Gamificação para a aprendizagem significativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Desempenho durante o jogo em grupo.
  • Contribuição na discussão em grupo.
  • Compreensão das particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Inglaterra do século XVII.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos e durante a atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula e a importância da metodologia ativa Gamificação para a aprendizagem significativa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Selecionar as informações mais relevantes sobre a Inglaterra do século XVII.
  • Jogar em grupo utilizando os jogos criados pelos colegas.
  • Contribuir na discussão em grupo.
  • Compreender as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.